Vodu haitiano
No Haiti, Mambo Ayizan é tida como esposa de Papa Loko.
Esse vodu, também chamado de Gran Aïzan, faz parte da família
Rada, a mais tradicional do vodu.
É considerada a senhora da pureza ritual e sumo-sacerdotisa iniciadora,
Mambo, tal como as iyalorixás no Candomblé.
E, portanto é homenageada em primeiro lugar nas cerimônias.
Tal como as velhas divindades do panteão daomeano, seu nome
origina-se da língua Fon do Benim.
Ayi significando terra e zan sagrada.
Ela é a mãe terra, a provedora generosa.
Para os povos Mina do Benim é conhecida por Veleketê, Velê é
terra e ketê sagrada.
Vodun do comércio, senhora dos mercados e padroeira da
iniciação no culto dos voduns.
Esse vodun não ingere álcool.
Seu símbolo é o entrelaçamento das letras A e V, decorado
por estrelas e volutas que simbolizam os ramos das palmeiras, usado por todos
os iniciados no vodu.
Nas iniciações do vodu, sua presença é marcada pela rodilha
de palma desfiada de dendezeiro (dezan), que os neófitos usam sobre a cabeça ao
ingressarem na reclusão iniciática.
É representada usando um vestido branco, com grandes bolsos,
nos quais guarda guloseimas para oferecer às crianças.
Ao lado de seu esposo Papa Loko, ela é uma das maiores
entidades do panteão caribenho.
Enquanto Loko cura os males do corpo com ervas, Ayizan cura
psiquicamente, protegendo da feitiçaria e proporcionando segurança que traz
poder e saúde.
Ayizan é sincretizada com Santa Clara, seu símbolo é uma
folha de palmeira.
Recebe oferendas de comidas brancas, mas a maior parte de
seu culto é secreta para os não iniciados.
Ayizan na África
Ayizan, cujo nome significa "A esteira da terra" é
um vodun feminino dos mais importantes na cosmologia fon.
É considerada a dona dos mercados e dos espaços públicos,
local por onde as pessoas circulam, se encontram e interagem.
Para alguns, é considerada a primeira divindade cultuada
pelos Fon.
A ela também é atribuído o dom da palavra e da comunicação e
desta forma está estritamente ligada à Legba, a quem muitas vezes é associada
como mãe ou esposa.
Sua representação é um montículo de terra colocado no meio
das praças de mercado coberto de muitas rodilhas de dezan (palmas ainda verdes
e desfiadas de dendezeiro), onde os comerciantes fazem oferendas.
Ayizan também é cultuada nos hunkpame, onde é responsável
pelos neófitos em processo de educação, sendo seu montículo sagrado colocado no
agbassá (espaço mais externo ou antecâmara), ou no agbaji (espaço mais interno)
dos conventos.
O culto de Ayizan é de origem hwedá (Uidá) e tem muita força
no Benim.