Seguidores

segunda-feira, 30 de abril de 2012

O Terreiro e o Samba de Caboclo

No Samba de caboclo o elo motivador que o liga ao ritual e preceito dos Candomblés de Caboclo é muito forte. A imagem, as funções e os enredos desenvolvidos em torno do Caboclo tem, no Samba de Caboclo, o elemento de fixação e divulgação dos preceitos, fundamentos e estórias que compõe o panorama mitológico e mágico dos cultos dos Caboclos e dos seus Candomblés.
O Samba é estabelecido dentro da animação crescente dos festejos, levando a assistência e adeptos a cantarem as melodias e dançarem junto com os Caboclos quando estes vão tomar Rum. ...
O processo de nacionalização e adequação, a partir das interpretações e observações sobre a vida dos indígenas, seus procedimentos e hábitos culturais, causaram uma verdadeira simplificação nos complexos rituais dos Candomblés Africanos e de sua música religiosa, sentida nos terreiros de Caboclo, que buscam nos motivos nacionais e na figura do Caboclo o símbolo da Liberdade da terra.
por Raul Giovanni da Motta Lody

Publicado em 1977, Ministério da Educação e Cultura, Departamento de Assuntos Culturais, Fundação Nacional de Arte, Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro (Rio, RJ).
Raul Geovanni da Motta Lody (Rio de Janeiro, 1952), é um antropólogo, museólogo e professor brasileiro, responsável por vários estudos na área das religiões afro-brasileiras, sobretudo na Bahia.
Suas principais pesquisas antropológicas e etnológicas resultaram na publicação do Dicionário de Arte Sacra e Técnicas Afro-Brasileiras.