Vodu haitiano
No vodu haitiano, Ogou é o espírito que rege o ferro, o
fogo, a guerra, a política e a caça.
É considerado pai da tecnologia, patrono dos artífices e dos
desempregados.
Representado com uma machadinha ou um sabre, ao lado de
tabaco e rum.
Um dos maridos de Erzulie, e ligado a Oxum, é um ferrenho
apaixonado do amor.
No Haiti, Ogu, Ogou, Ogoun, Oricha Nago, Neg Nago, Gren
Pwomene e Papillon, Ogou Sen Jak, Ogou Yemsen, Ogou Badagri, Ogou Balindjo, são
nomes dados a um grupo de Rada loas derivados dos Orixás iorubas.
É dessa forma que o panteão ioruba foi incluído entre os
voduns jejes no Haiti.
Citamos abaixo uma lista deles:
Papa Ogou ou Ogou St. Jacques, pai e chefe dos Ogous, sincretizado
com São Tiago Maior.
Ogou Badagris, que tem o posto de general.
Ogou Ferraille ou Ogou Feray, patrono dos soldados e tido
como marido de Ezili Freda, sincretizado com São Filipe.
Ogou Ferray é certamente o mais cultuado.
Conhecido por ser o marido de Ezili Freda.
Ogou Ashade, médico atendente dos militares em campanha;
Ogou Balindjo, curandeiro e também general, existe na África
em Dassa Zumê, região do Benin, e é sincretizado com São Tiago Menor ou com São
José;
Ogou Chango (Xangô), sincretizado com Santa Bárbara;
Ogou Olicha (Oxalá), sincretizado com São Raimundo;
Ogou Batala (Obatalá);
Ogou Osange (Ossãe);
Ogou Djamsan (Iansã).
Personagens da história do Haiti também se tornaram Ogous,
como Ogou Dessalines.
Existem ainda Ogous pessoais e familiares:
Ogum Tako pertencente a um Houngan, vindo de sua herança
matrilinear.
É um espírito velho que veio diretamente do grupo Ginen.
As cores de Ogou são o azul e o vermelho, as cores nacionais
do Haiti.
Esse loa recebe como galos vermelhos e touros como
sacrifícios e bebe rum, de preferência, o kleren (rum caseiro).
Entre suas oferendas estão o arroz vermelho com feijão,
velas vermelhas e frutas frescas, principalmente mangas.
Está sincretizado com São Jorge.