Seguidores

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Higiene e Medicina

África Negra Pré Colonial 
Tecnologia 

Higiene e Medicina

A medicina empírica foi bastante desenvolvida na África. Tal qual no antigo Egito, uma família praticava um único ramo da medicina com base hereditária. Especializavam-se na vista, estomago, e assim por diante. No porto de Kabara o irmão de Sâdi submeteu-se a uma operação de catarata pelas mãos de Ibrahim es Sussi. "O médico executou a operação e a vontade de Deus fez com que o seu irmão curasse de sua doença e voltasse a enxergar."
No Senegal principalmente, as feridas de guerra eram tratadas com a extração das balas ou estilhaços, cauterizando-se a ferida com uma mistura de óleo fervente e areia, antes de costurá-la. Sucedia que alguns soldados permanecessem com protuberâncias na pele, da matéria (areia) que permanecia sob a pele. Parece que ninguém nunca pensara em removê-las. Esse método peculiar era conhecido por rukab em Wolof.
A toxicologia empírica era altamente desenvolvida, devido à eficácia de flechas envenenadas usadas no arsenal de guerra. Eram recobertas com veneno de cobra ou pelo visgo de plantas venenosas.
O uso de sabão, aliado ao desenvolvimento urbano, criara um nível de higiene notável naquele período. O sabão era de fabrico local: uma escrava liberta pelo Askia garantia-lhe, como sinal de agradecimento, dez bolos de sabão a cada ano.

O livro e o autor - Veja o link abaixo: