Seguidores

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Ogum

Sixteen Cowries - Dezesseis Búzios

Ogum é o deus do ferro e o patrono de todos aqueles que usam ferramentas. É o patrono dos caçadores e guerreiros e portanto Deus da Guerra, patrono dos ferreiros, entalhadores e artesãos do couro , dos barbeiros, daqueles que praticam a circuncisão e escarificação, e recentemente dos motoristas e maquinistas de trem. Sem ele as pessoas não poderiam ter o seu cabelo cortado, serem circuncidadas ou possuir marcas faciais, os animais não poderiam ser caçados nem preparados, as fazendas limpas ou aradas, as trilhas e os buracos estariam cheios de mato, e o fogo aceso pelo atrito produzido por fagulhas pelo atrito de metais, muito usados na África antes do advento dos fósforos. As outras divindades também são dependentes de Ogum, pois é ele quem clareia o caminho para eles passarem com seu ancinho; mas acima de tudo ele é reverenciado por ser um ferreiro e um grande guerreiro.
Ogum é o dono do ferro e das dos ramos de palmeira que brotam usados para marcar os seus santuários; ramos de palmeira também podem ser usados para outras divindades, mas pertencem a Ogum. Os versos divinatórios contam porque o ferro é o primogênito de Ogum, e porque enferruja enquanto o latão e o chumbo não, e que “Os brotos da palmeira formam o corpo de Ogum". Ele também é o senhor dos cães; os cachorros machos constituem sua oferenda favorita, e são comidos por seus fieis. Ogum foi ao mercado do "Padecer" contra o aviso de Orixalá e Orunmilá, levando deu cajado e sua espada. Ali encontrou o Cão recolhendo pedágios diante dos portões da cidade, e cortou-lhe a cabeça. Assustado por Exu, Ogum fugiu para a floresta, onde suas roupas fora, rasgadas por espinhos e picões. Para cobrir-se ele usou ramos de palmeira, "motivo pelo qual são usados por Ogum e não para os demais".
Sua cidade é Ire. Quando o chefe da cidade negligenciou seu patrono, a vida tornou-se atrapalhada; os adivinhos lhe recomendaram oferecer sacrifícios para Ogum e seus dois amigos, Xangô e Orixa Oko, e cantar, pedindo a Ogum retornar para casa. Ha um ditado “Ogum mata o credor". Ele é descrito como um negro muito forte, por isso é chamado de "Negro Ogum". Outros de seus nomes são Onijaoole e Tiele.

William Russell Bascom
1912-1981

William R. Bascom nasceu em 1912 em Princeton, Illinois.
Diplomou-se em Física no ano de 1933 na Universidade de Wisconsin, Madison.
Decidiu tomar um rumo diferente em carreira obtendo o mestrado em Antropologia em 1936.
Em 1939, foi o primeiro aluno a receber um Ph.D. em Antropologia na Northwestern University como discípulo de Melville Herskovits.
Publicou Sixteen Cowries: Yoruba Divination from Africa to the New World (1980) Dezesseis búzios: adivinhação ioruba da África para o Novo Mundo (1980).

Ifa Divination, Traduzido - Bascom, William 
Sixteen Cowries - Extratos do livro - Bascom, William 

Sixteen cowries: Yoruba divination from Africa to the New World
Autor William Russell Bascom
Edição reimpressão, ilustrada
Editora Indiana University Press, 1993
ISBN 0253208475, 9780253208477
Num. págs. 790 páginas