Seguidores

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Orixá Oko

 Sixteen Cowries - Dezesseis Búzios

Orixá Oko é chamado de "Deus da Fazenda" mas ele é outro Deus da caça. Apesar de seu nome ele não é uma "divindade do branco"(orixá da criação) e também não é o deus do cultivo e da agricultura, como frequentemente se costuma dizer. O seu nome advém do fato dele viver no campo e nas propriedades rurais; ele faz algum cultivo, mas ele é primeiramente um caçador. É companheiro de Ogum e, tal como Ogum e Oxóssi, é patrono dos caçadores. Um de seus nomes de louvor é "Caçador de elefantes que mantém sua casa limpa" (Ode erin a mulé mo); a palavra caçador (Ode) é usada para designar seus fieis (orukó); as cantigas também se referem a ele como caçador.
Em dois versos ele figura proeminentemente como um caçador. Num deles, aconselharam-no a não ser avarento e fazer um festim ao caçar o primeiro animal; ele assim o fez, e desde então, é procurado por todos aqueles que estão em busca de filhos ou adoentados. Orixá Oko lhes dá água fria.
Sua cidade é Ìràwò, ha dez mihas ao sul de Shaki. Foi ali que ele “desceu para a Terra" e onde se encontra o seu principal santuário. O objeto mais importante de seu culto é o cajado. A parte inferior desse objeto é de ferro em forma de lâmina, mas é interpretada como se fosse uma perna; a parte central é de madeira; e a parte superior, de ferro, tem aspecto fálico e representa a cabeça.
Ele saiu para caçar na fazenda, e devido à sua impotência, entalhou esse objeto na forma de um pênis, encostando-o contra a parede para adorá-lo. Ao chegar a sua vez de suceder o cargo ele recusou-se de voltar para casa. Disse que aqueles que quisessem filhos deveriam oferecer sacrifícios para o seu cajado, ritual que persiste ate os dias de hoje. Por esses motivos foi chamado de "Deus é um pênis" (Òrìsà l´Okó), o mesmo deus que é conhecido atualmente como "Deus da Fazenda" (Òrìsà Oko). Seu nome era Ajala, também conhecido como Arogege. Os versos não se referem à sua importante tarefa de punir as feiticeiras ou ao ritual efetuado no seu santuário em Irawo quando há suspeitas de feitiçaria.

William Russell Bascom
1912-1981

William R. Bascom nasceu em 1912 em Princeton, Illinois.
Diplomou-se em Física no ano de 1933 na Universidade de Wisconsin, Madison.
Decidiu tomar um rumo diferente em carreira obtendo o mestrado em Antropologia em 1936.
Em 1939, foi o primeiro aluno a receber um Ph.D. em Antropologia na Northwestern University como discípulo de Melville Herskovits.
Publicou Sixteen Cowries: Yoruba Divination from Africa to the New World (1980) Dezesseis búzios: adivinhação ioruba da África para o Novo Mundo (1980).

Ifa Divination, Traduzido - Bascom, William 
Sixteen Cowries - Extratos do livro - Bascom, William

Sixteen cowries: Yoruba divination from Africa to the New World
Autor William Russell Bascom
Edição reimpressão, ilustrada
Editora Indiana University Press, 1993
ISBN 0253208475, 9780253208477
Num. págs. 790 páginas