Seguidores

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Oyá

Sixteen Cowries - Dezesseis Búzios

Oyá é a esposa favorita de Xangô, a única que permaneceu fiel até o fim, deixando Oyó juntos e tornando-se uma divindade junto com ele. É a deusa do rio Níger, que também é chamado de Rio Oyá (odò Oya), manifestando-se na forma do vento forte que precede a tempestade. Quando Xangô deseja lutar com raios ele envia sua esposa na frente para lutar com vento. Ela assopra os tetos das casas, derruba grandes árvores, e fustiga o fogo ateado pelos raios de Xangô formando grandes labaredas. Quando Oyá chega, as pessoas sabem que Xangô está por perto, e diz-se que sem ela Xangô não pode lutar. Os versos contam que Oyá é a esposa de xangô, "A esposa que é mais feroz que o próprio marido". Sua cidade é Ira, perto de Ofa.
Nos versos a Pipa (papagaio de empinar) chama Oyá, para assoprar o seu vento para que ele possa navegar para dentro da fumaça e atirar uma pedra no fogo, e Exu diz para ela sacudir uma árvore com seus ventos para que os ovos da pomba caiam ao chão e se quebrem. Contaram-nos que os chifres do búfalo devem ser esfregados com Irosun (baphia nitida) e presenteá-los para Oyá, uma referência aos chifres de búfalo vermelhos que são depositados sobre o altar dela. Aprendemos que Oyá tornou a carne de carneiro o seu tabu, pois havia comido para conceber filhos, e que também é chamada de “Aquela que tem filhos (Olomo) e de Mãe dos Nove (Iyansan, Yansan) por ter concebido nove filhos”. A outra esposa de Xangô, Óbá, outra divindade dos rios como Oxum e Oyá, não é mencionada nos versos apesar de aparecer em um dos mitos contados por Salako.

William Russell Bascom
1912-1981

William R. Bascom nasceu em 1912 em Princeton, Illinois.
Diplomou-se em Física no ano de 1933 na Universidade de Wisconsin, Madison.
Decidiu tomar um rumo diferente em carreira obtendo o mestrado em Antropologia em 1936.
Em 1939, foi o primeiro aluno a receber um Ph.D. em Antropologia na Northwestern University como discípulo de Melville Herskovits.
Publicou Sixteen Cowries: Yoruba Divination from Africa to the New World (1980) Dezesseis búzios: adivinhação ioruba da África para o Novo Mundo (1980).

Ifa Divination, Traduzido - Bascom, William
Sixteen Cowries - Extratos do livro - Bascom, William

Sixteen cowries: Yoruba divination from Africa to the New World
Autor William Russell Bascom
Edição reimpressão, ilustrada
Editora Indiana University Press, 1993
ISBN 0253208475, 9780253208477
Num. págs. 790 páginas