Seguidores

segunda-feira, 14 de abril de 2014

A disputa por Katanga - A colonização belga - As Colônias Africanas


A colonização belga do Congo - A disputa por Katanga

Logo no início do governo de Leopoldo, um segundo problema foi registrado – O expansionismo da Companhia Britânica da África do Sul – ao sul da Bacia do Congo.
O distante reino de Yeke em Katanga, no alto do rio Lualaba, não havia assinado nenhum tratado, sendo conhecido por sua riqueza em cobre e acreditava-se de ser abundante em ouro, por suas atividades de trafico escravagista.
Seu poderoso mwami (chefe) Msiri, já havia rejeitado um tratado encaminhado por Alfred Sharpe em prol de Cecil Rhodes. o diretor da Companhia.
Msiri tentou ludibriar Rhodes, e quando as negociações começaram a ficar complicadas, hasteou a bandeira assim mesmo e deu um ultimato a Msiri.
Msiri safou-se de mais uma estocada, Stairs enviou um força para prendê-lo, mas ele não arredou pé de seu chão, e foi assassinado por um tiro dado pelo Capitão Omer Bodson, que também morreu em resultado da briga.
Os expedicionários cortaram a cabeça de Msiri, que foi empalada em um poste, como faziam frequentemente com seus inimigos.
Isso tinha a finalidade de aterrorizar os nativos e avisar-lhes que o governo de Msiri havia findado, e o sucessor que Stair havia reconhecido, assinou o tratado.

Fonte consultada: Wikipédia
Minha tradução