Seguidores

quinta-feira, 24 de abril de 2014

O fim do Estado Independente do Congo – Pagina 1 - A colonização belga - As Colônias Africanas


A colonização belga - As Colônias Africanas

Leopoldo endividou-se com os investimentos que fez no Congo, antes que a salvação chegasse com o inicio da expansão da borracha no ano 1890.
Os preços subiram de maneira inflamada através dessa década quando a indústria descobriu novos usos para a borracha, como pneus, mangueiras, encanamentos, isolamento para telegrafo, para cabos elétricos, de telefone, e assim por diante.
No final desse ano, a borracha havia sobrepujado o marfim, como a principal fonte de renda do Estado Independente do Congo. O pico dessa economia deu-se em 1903, com o preço da borracha em alta e as companhias concessionárias atingindo seus maiores lucros.
Todavia com essa expansão a indústria também se esforçou para encontrar produtores de baixo custo.
As companhias concessionárias congolesas começaram a enfrentar a concorrência com o cultivo da borracha no sudoeste da Ásia e América Latina. As lavouras foram espalhando-se em outras partes dos trópicos – a maioria delas propriedade de firmas rivais britânicas – e os preços começaram a despencar.
Enquanto isso, o custo dessa aplicação estava devorando as margens lucros, aliado ao custo desses métodos de colheita que foram tornando-se insustentáveis ao longo do tempo.
Conforme a competição externa foi aumentando, a administração privativa de Leopoldo foi tornando-se paulatinamente vulnerável ao escrutínio internacional, especialmente ao da Grã Bretanha.
Os missionários foram apenas tolerados e Leopoldo conseguiu manter o silêncio dos católicos belgas.
Mesmo assim os rumores circulavam e Leopoldo iniciou uma campanha publicitária para desacredita-los, até mesmo criando uma comissão fraudulenta para a proteção dos nativos para erradicar os abusos “leves e poço frequentes.”.
Os editores foram subornados, os críticos acusados de manter campanhas secretas para favorecer as ambições coloniais de outras nações, e os relatos de testemunhas oculares como as de William Henry Sheppard destituídas, por representarem atentados de protestantes para manchar a honestidades dos padres católicos. Leopoldo conseguiu convencer a opinião pública por quase uma década.
O segredo se manteve, mas poucos acreditavam.

continua na página seguinte...

Fonte consultada: Wikipédia

Minha tradução