Seguidores

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Elmina

O Castelo de São Jorge da Mina

O Castelo de São Jorge da Mina marca a primeira tentativa da ocupação portuguesa na África. Construído com o pretexto de divulgar o cristianismo entre os povos africanos, seu verdadeiro objetivo era garantir o escoamento do ouro que para aí era enviado das ricas regiões auríferas do interior.
O castelo (atual Castelo de Elmina) se tornaria o primeiro entreposto de escravos da era moderna e o pólo a partir do qual os reinos de Benin e Daomé seriam dizimados.
Os primeiros escravos trazidos para o Brasil, em 1533, vieram de Elmina.
Mina deriva de negro da Costa da Mina, denominação dada aos escravos procedentes da âcosta situada a leste do Castelo de São Jorge de Minaâ (Verger, 1987: 12) , no atual República do Gana, trazidos da região das hoje Repúblicas do Togo, Benin e da Nigéria, que eram conhecidos principalmente como negros mina-jejes e mina-nagôs.
O termo âminaâ, embora designe o grupo étnico do Gana e esteja associado ao forte de São Jorge da Mina ou Elmina, na Costa do Ouro, serviu para rotular os negros sudaneses introduzidos no Brasil à época do tráfico: mina-fanti, mina-mahi, mina-popo, mina-jeje, mina-nagô, entre outros.
Daí a expressão Tambor de Mina aplicada aos terreiros religiosos oriundos dessas etnias no Maranhão, e, conseqüentemente, Casa das Minas â onde vivem as negras minas.

fonte : Wikipedia