Seguidores

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

O Caminho das Matriarcas


O Caminho das Matriarcas Jeje-Nagô:
Uma contribuição para a história da religião Afro Maranhão.
Este livro é ao mesmo tempo uma importante contribuição para a história do negro no Maranhão e para a religião afro-brasileira.
As quatro matriarcas biografadas: mãe Andressa, mãe Amélia, mãe Dudu e Dona Lúcia pertencem aos dois cultos mais antigos do Maranhão, o Jeje e o Nagô.
As análises e descrições são um ponto de partida para estudos históricos de outras matriarcas de outros cultos espalhados pelos quatro cantos do país.
Escrito pela pesquisadora maranhense Maria do Rosário Carvalho. O livro reflete a trajetória do universo mítico-religioso africano, re-elaborado entre nossa maneira de cultivar as lições dos ancestrais e antepassados há cinco séculos no Brasil.
Maria do Rosário analisa os precedentes históricos do negro no Maranhão, além da tradição e personagens das tradições religiosas afro-maranhenses como Mãe Amélia, Mãe Andresa, Mãe Dudu, Dona Lúcia, Nação Mina-Jeje, Nação Nagô e a sobrevivência dos terreiros.
No fim da obra, um glossário especial explica significados de termos como axé, abata, fura e muitos outros ligados aos cultos de origem afro. A publicação recebeu o primeiro prêmio no XXV Concurso Literário e Artístico Cidade de São Luís, em 1999.
A professora Maria de Lourdes Siqueira, da Universidade Federal da Bahia, comenta que a pesquisa de Maria do Rosário revela lições de sabedoria que vêm das nossas raízes:
“São lições revividas por nossas Mães Maiores, sábias, profetas, guias, orientadoras espirituais, guardiãs de uma tradição que se renova na dinâmica da sociedade contemporânea.”
Caminho das Matriarcas é o lançamento da Imprensa Oficial do Estado e Geledés O Caminho das Matriarcas Jeje-Nagô: Uma contribuição para história da religião Afro Maranhão, de Maria do Rosário Carvalho Santos, é o lançamento da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e Geledés, com o selo Imprensa Social, para publicações editadas em parcerias com ONGs.
A professora Maria de Lourdes Siqueira, da Universidade Federal da Bahia, comenta que a pesquisa de Maria do Rosário revela lições de sabedoria que vêm das nossas raízes:
"São lições revividas por nossas Mães Maiores, sábias, profetas, guias, orientadoras espirituais, guardiãs de uma tradição que se renova na dinâmica da sociedade contemporânea."
O Caminho das Matriarcas
Maria do Rosário Carvalho Santos
Em parceria com o Geledés – Instituto da Mulher Negra, a Imprensa Oficial do Estado reedita a obra premiada.

IMPRENSA OFICIAL DO ESTADO S/A
ISBN 8570602464
Código: 12.0.812.883