Seguidores

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Duas iniciadas da etnia Krobo, Ghana

Iniciadas da tribo Krobo entrando na maturidade, são apresentadas para a comunidade durante a cerimonia publica anual.
A cerimonia começa após um ritual que rompe com todos os laços com a infância, onde as iniciadas ficam reclusas por um período de três semanas, durante o qual aprendem as maneiras das mulheres adultas.
Para coroar a conclusão desse treinamento, elas se enfeitam para a cerimonia de apresentação publica.
Ai, elas demonstram publicamente suas aptidões para dança, aos chefes, parentes e principalmente para os pretendentes que acompanham atentamente a demonstração de graça e beleza feminina.

Manya Krobo

O distrito de Akyem Krobo pertence a Gana
A região Manya Krobo esta situada a oeste do pais e a sudoeste da floresta adjacente as planícies de Afram, e o lago Volta.
Os agricultores Krobo mudaram-se para o norte de Manya Krobo, entre 1900 e 1920 comprando a terra para a produção de palmeiras.
No século XIX, os Krobo foram os principais produtores de óleos de palma, garantindo 60% desse produto para a exportação mundial.
Colares de Contas
A moeda usada pelo povo Krobo durante 400 anos, foi baseada em pequenos objetos feitos de pasta de vidro. A matéria prima era fácil de encontrar, areia de sílica.
Essas contas eram fundidas, moldadas, para serem tingidas em diferentes cores para serem montadas em belos colares.

Foto de Carol Beckwith e Angela Fisher
da BBC Brasil

As fotógrafas Beckwith e Fisher realizaram um autêntico trabalho antropológico durante os trinta anos que levaram fotografando as cerimônias da África.
Aproveitando a desvantagem aparente de sua condição feminina e graças à sua adversidade, conseguiram ganhar a confiança dos homens e mulheres das diversas tribos que visitaram, aceitando registrar sua vida cotidiana e seu mundo espiritual de uma maneira que nenhum homem conseguiu antes.