Seguidores

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Guerreiro Maasai usando cocar de penas de avestruz – Quênia

Os Maasai são povos seminômades que habitam a África Oriental (Quênia e Tanzânia).
Vivem em tribos, constituídas por várias famílias, em pequenas aldeias denominadas "maniatas", formadas por cubatas (cabanas) construídas com ramos, lama e estrume seco.
São guerreiros e vivem do pastoreio, tendo no gado a sua maior riqueza.
Cada cabana da aldeia pertence a uma mulher e a família dela, e a moradia tem um cômodo só para as vacas e para os bezerros. O gado é o principal alimento do povo Maasai.
São polígamos, e à sua riqueza é proporcional ao número de mulheres com que se casam.
Cabe às mulheres a construção da maniata e criação dos filhos, aos homens, o pastoreio e a defesa da aldeia.

Os leões e os Maasai

O rebanho e as crianças recebem tratamento especial na tribo.
Um dos costumes da tribo é educar os meninos para tornarem-se guerreiros na vida adulta.
Na passagem para a vida adulta, eles são circuncidados aos 12 anos, não podendo gritar nem chorar durante a operação, para demonstrar sua masculinidade.
Diz a lenda que os leões vão embora quando veem alguém do povo Maasai.
Para tornar-se um guerreiro valente, os jovens Maasai têm que matar leões.
Poucos ritos de passagem são tão perigosos e tão eletrizantes.

Reserva de Maasai Mara

A terra dos guerreiros e dos pastores Maasai, das grandes extensões de savana com as suas pitorescas acácias parassol e que reúne uma fauna muito abundante onde se contam elefantes, rinocerontes, leopardos, búfalos, gnus, hipopótamos, leões, girafas e um sem número de outras espécies que iremos encontrar no seu estado selvagem.
A Reserva Nacional de Masai Mara, a mais importante em vida animal do Quênia, foi inaugurada em 1961, com o objetivo de proteger a fauna de uma região que estava submetida a contínuas matanças indiscriminadas pelas mãos de caçadores brancos.
Localizada no oeste de Rift Valley e com uma altitude de 1.500 m, aproximadamente, determina um clima suave e mais úmido que em outras regiões do país. A reserva é uma extensão natural do Parque Nacional do Serengeti que fica no país vizinho: Tanzânia.
Aqui é observado o fenômeno extraordinário da migração dos gnus (Connochaetes teurinus) que todos os anos, entre os meses de julho e setembro, reúne numa única marcha mais de um milhão desses animais que se deslocam no ecossistema chamado Serengeti, que vai do parque situado do outro lado da fronteira, na Tanzânia, até o Masai Mara no Quênia.
O rio Mara, a coluna vertebral da reserva, tem suas águas achocolatadas. Atravessa o parque de norte a sul para continuar seu caminho a oeste até o lago Vitória, através do parque tanzaniano. A reserva está rodeada ao norte e leste pela chamada área de dispersão, habitada pelas tribos Masais.

Foto de Carol Beckwith e Angela Fisher
da BBC Brasil

As fotógrafas Beckwith e Fisher realizaram um autêntico trabalho antropológico durante os trinta anos que levaram fotografando as cerimônias da África.
Aproveitando a desvantagem aparente de sua condição feminina e graças à sua adversidade, conseguiram ganhar a confiança dos homens e mulheres das diversas tribos que visitaram, aceitando registrar sua vida cotidiana e seu mundo espiritual de uma maneira que nenhum homem conseguiu antes.