Seguidores

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Eseber, as esteiras Tuaregues do Saara e Sahel


Os tuaregues são pecuaristas nômades que habitam um vasto território que se estende desde as regiões desérticas e semi-desérticas do Saara e Sahel ao sul da Argélia, Mali, Niger e norte de Burkina Fasso.
Apesar do famoso artesanato em prata (as cruzes Agadez) e dos véus tintos a índigo dos Tuaregues (que na verdade são tecidos pelos homens Haussa perto de Kano), as mulheres tuaregues criaram uma vasta coleção de itens vitais para sua vida nomadica.
Entre os itens mais atrativos estão essas esteiras de palha e couro chamadas Eseber. As maiores são usadas como paredes divisórias dentro das tendas, enquanto as menores são a mobília essencial de qualquer acampamento Tuaregue, usadas para sentar, rezar, comer, etc.
Apesar de usarem uma vasta gama de têxteis, os Tuaregues não fabricam nem as esteiras nem tampouco trabalham o couro, as expressões maiores de sua cultura. Eles utilizam os artesões locais.
As esteiras Eseber são tecidas com a palha de uma planta (Panicum Turgidum), tiras de couro e por vezes algodão. São decoradas com inúmeros motivos.


fonte:
http://adireafricantextiles.blogspot.com/