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terça-feira, 4 de outubro de 2011

Bogolanfini, os panos de lama do Mali

Os desenhos em branco e preto dos tecidos Bogolanfini ou "Mud Cloth" tornaram-se bastante conhecidos e apreciados nesses últimos anos.
Bogolanfini quer dizer pano de lama, uma técnica que tem longa tradição entre os Bamana em Mali.
São os povos de língua Mande que habitam um amplo território a leste e norte de Bamako.
A produção dos tecidos envolve um procedimento próprio, muito extenso. O pano cru é de puro algodão tecido em faixas estreitas numa versão local do tear de trama dupla.
Primeiramente as faixas de pano são unidas por costura ate formar um xale ou tecido na dimensão desejada.
O tecido é lavado e seco ao ar livre, para encolher até chegar ao seu tamanho definitivo.
Dai então é mergulhado numa solução marrom feita com as folhas de determinadas árvores.
As folhas principais são popularmente conhecidas, mas os artesãos guardam suas próprias formulas para obterem melhores resultados.
(Apesar dos tecelões de Bamako utilizarem uma forma simplificada para a tintura do pano, na região de Beledougou, ainda são as mulheres que tingem o pano de algodão com uma técnica passada de mãe para filha).
O pano adquire um colorido amarelado forte que só suaviza após a secagem ao sol.
Nesse estagio esta pronto para receber a tintura de lama.
A lama utilizada e obtida em lagoas sendo fermentada em potes por um ano, quando adquire uma coloração preta.
Essa tinta é aplicada com espátulas feitas de bambu, para desenhar os padrões sobre o tecido.
Quando o desenho estiver delineado a tecelão usa uma espátula mais larga para colorir as formas.
Uma das principais características do bogolan é o preenchimento do fundo com essa tinta preta para que o desenho desejado apareça em branco na superfície que não foi pintada. Esse procedimento meticuloso pode levar varias semanas ate que todo o pano seja decorado.
O pano então é lavado com água para remover o excesso de lama até revelar o desenho amarelado e o fundo preto.
Esse processo manual de pintura é repetido para reforçar a côr formando uma segunda camada de tinta.
O estágio final é aplicar uma solução de soda caustica nas linhas amarelas para que sejam alvejadas no tom de branco desejado.
Parece estranho começar o trabalho com um pano branco tinto de amarelo e então tratar essas áreas amareladas para voltarem a ser brancas.
O motivo desse procedimento paradoxal é devido ao processo químico do tingimento.
O princípio ativo da lama é o oxido de ferro, que se converte em tanato de ferro pela adição de ácido tânico na solução foliar.
Portanto o estagio amarelo torna-se essencial, apesar dessa cor não aparecer no tecido acabado.



fonte:
http://adireafricantextiles.blogspot.com/