Seguidores

domingo, 23 de outubro de 2011

Jubo Jubogha, líder Igbo - Opobo (1821–1891), Nigéria

São poucas as informações sobre seu parentesco e linhagem. 
E as que existem são especulativas e duvidosas.
Segundo a tradição oral ele nasceu aproximadamente no ano 1820, de linhagem Umuduruoha no vilarejo de Amaigbo no coração do território Igbo ao sudeste da Nigéria.
Foi vendido como escravo no Delta do Niger em circunstâncias nebulosas. 
Uma das versões pela qual foi vendido é porque em criança seus dentes foram serrados, um ato abominável segundo as tradições locais.
Foi chamado de Jubo Jubogha pelo seu primeiro senhor. Posteriormente foi vendido para o comerciante Alali.
Apelidado maldosamente de Jaja pelos ingleses (Jajá a maneira de escrever hahá em espanhol, um termo que significa risada), ele demonstrou desde cedo sua aptidão para negócios, podendo assim comprar sua alforria.
Chefiou um grupo de casas comerciais que progrediram muito sob a sua liderança. Esse estabelecimento, conhecido como grupo de casas Anna Pepple, absorveu outros grupos, sob a sua administração. 
Devido a problemas internos no negocio, Jajá desligou-se e voltou para Opobo, sua cidade natal, em 1867.
Outro motivo de sua mudança para essa cidade foi para bloquear o acesso dos mercadores ingleses para o interior do estado, obtendo para si o monopólio do comercio. 
Fez resistência ao governo britânico que controlava o comércio da Nigéria.
Conseguiu por vezes exportar dendê diretamente para o porto de Liverpool na Inglaterra, livrando-se de intermediários ingleses.
Com a Conferência de Berlim, que retalhou a África entre os europeus, o estado de Opobo ficou na mão dos ingleses que se mudaram para lá, reivindicando assim imediatamente sua posse.
O vice-cônsul Henry Hamilton Johnston convidou-o para negociar. Ele propôs um "tratado de protecionismo" em troco da soberania dos chefes, garantindo vagamente que sua autoridade não seria ameaçada.
Jaja negou-se a aceitar esses termos, chegando a ameaçar o bloqueio do comercio britânico, ate que as firmas inglesas concordassem em pagar as taxas.
Esta foi a era em que os britânicos começaram a usar a “diplomacia dos navios de guerra", em que a Inglaterra usou o poder naval para negociar seus interesses nos territórios em que seus navios estavam atracados.
Atraído para uma reunião num navio de guerra Inglês para negociar com o cônsul britânico, Jaja foi preso e enviado para Accra, onde foi sumariamente julgado e considerado culpado por “quebra de tratado" e " bloqueio das vias de comercio".
Quatro anos depois foi deportado para São Vicente no Caribe, antigas Índias Ocidentais.
Em 1891, com setenta anos, ele obteve a permissão para retornar a Nigéria, mas faleceu durante a viagem.
Após sua deportação o poder do estado de Opobo entrou rapidamente em declínio.
O destino de Jaja repercutiu através de todo o delta do Niger. Surpresos com essa reviravolta da sorte, os outros chefes rapidamente capitularam.
Além disso, a descoberta do quinino como cura da malária, fez com que os comerciantes ingleses atravessassem os intermediários negociando diretamente com os produtores de dendê (óleo de palma), precipitando assim, o declínio das cidades estado.
A queda do rei Jaja assegurou a supremacia britânica, pavimentando o caminho para as demais imposições do sistema colonial nessa região ao final do século XIX.
Em 1999, o cinema nigeriano produziu um filme sobre sua historia, com 1500 figurantes, dirigido pelo cineasta africano Harry Agina.

Arte Igbo em bronze

O povo de Igbo Ukwu, ancestrais do atual povo Igbo, foram os primeiros ferreiros a trabalhar o cobre e suas ligas na África Ocidental. Suas técnicas compreendiam martelar, dobrar, torcer e gravar. Também são conhecidos como sendo os primeiros a usarem a técnica de cera perdida na arte das esculturas em bronze.
É provável que a arte de trabalhar em metal dos habitantes de Igbo Ukwu tivesse florescido no século IX.
A mais interessante entre essas grandes peças de bronze, em termos de decoração é um recipiente em forma de caracol com um leopardo montado. 
Numa apreciação mais cuidadosa da superfície do caracol verificam-se imagens de pequenos animais, insetos entre os variados padrões que recobrem esse objeto.