Seguidores

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Kraal, aldeia Zulu e curral - África do Sul

Krall é uma palavra Afrikaans para um cercado de gado ou para outras criações, dentro de uma aldeia circundada por uma paliçada, muro ou qualquer outra proteção de forma circular.
Essa palavra derivou do curral português, semelhante ao espanhol corral, mas frequentemente atribuída a uma origem africana.
O termo refere-se a essas aldeias características dos povos de língua Nguni da África do Sul.
Apesar de o termo Kraal ser usado erroneamente pelos colonizadores para denominar toda aldeia, o seu verdadeiro significado resume-se apenas ao cercado de animais.
O Kraal constitui uma área reservada a uma família, tem dimensões variadas e rigidamente cercado.
Nele se encontram construções para diversos fins, um cercado onde o gado passa a noite, uma horta e algumas vezes um pomar.
O acesso ao Kraal é feito através de um portão marcado por dois troncos verticais e fechado por varas horizontais corrediças.
Vive-se basicamente do pastoreio. Crucial para sua existência é a existência de cacimbas (fontes de água abertas no fundo dos rios) em períodos de seca, para a sobrevivência humana e a do gado.
A escassez de água obriga a um esporádico nomadismo.
Zulus
Os Zulus são um povo do sul da África, vivendo em território atualmente correspondentes à África do Sul, Lesoto, Suazilândia, Zimbábue e Moçambique. Embora hoje tenham expansão e poder político restrito, os Zulus foram, no passado, uma nação guerreira que resistiu à invasão imperialista britânica e bôer no século XIX.