A arte Chokwe influenciou as tribos vizinhas como os Lunda, Mbunda, Lovale e Mbangani.
A mascara mais poderosa entre os Chokwe é conhecida como Chikunga.
Altamente investida de poderes e considerada sagrada, é usada nas cerimonias de posse dos chefes e nos sacrifícios para os ancestrais.
Essas máscaras são feitas de fibras de árvore estendidas sobre uma armação de vime, recoberta por uma resina preta, e pintada com desenhos nas cores vermelho e branco.
Somente o chefe empossado é que pode usa-la.
As mascaras mukanda são usadas nas iniciações masculinas. O Mukanda é uma sociedade iniciatica, através da qual religião, arte e organização social são transmitidas entre as gerações.
O treinamento dura de um a dois anos. Meninos nas idades entre oito e doze anos ficam isolados na natureza em um campo fora do vilarejo.
Ali são circuncidados, e passam vários meses em uma cabana onde são instruídos nos seus futuros papeis como homens maduros.
Como parte dessa instrução, eles aprendem a historia e tradições do grupo e os segredos associados na confecção e uso das máscaras.
No passado, algumas mascaras tiveram papeis importantes nas crenças religiosas e nas praticas institucionais, enquanto muitas outras eram usadas apenas para divertimento.
Atores ambulantes usavam essas mascaras em suas performances nas viagens pelos vilarejos, vivendo de presentes recebidos pela sua atuação.
Muitas mascaras usadas nesses entretenimentos são de madeira. As mais populares entre elas são a Chihongo, o espirito da riqueza e a de sua esposa Pwo.
Figuras ossudas, queixos afundados e a barba espessa de um velho caracterizam a mascara Chihongo.
Eram usadas inicialmente pelos chefes ou um de seus filhos, nas viagens pelo reino recebendo os tributos pela proteção oferecida pelos espíritos das mascaras.
Enquanto Chihongo traz prosperidade, sua contraparte feminina, Pwo, é o arquétipo da feminilidade, o ancestral que traz fertilidade.
Como ancestral ela é representada na forma de uma mulher mais velha.
Olhos fechados como duas incisões estreitas evocam as de uma pessoa falecida. A decoração facial é feminina.
Recentemente Pwo, começou a ser chamada de Mwana Pwo, a mulher jovem, por representar a adolescente que passou por iniciações e esta pronta para se casar.
Os princípios de moralidade, organização politica e social, historia, filosofia e religião, são apresentados publicamente em varias cerimonias de mascaras.
O rei, ou Mwana Nganga, governa o povo Chokwe. É ele quem distribui as áreas de caça e agricultura para seu povo.
As sociedades masculinas e femininas Mugonge e Ukule, controlam a vida social no vilarejo. Os Chokwe são agricultores vigorosos e caçadores corajosos. O seu espirito dinâmico se reflete em sua arte.
Os povos Chokwe fundaram diversos reinos, cada qual encabeçado por um rei. Por volta de 1860, sofreram um flagelo de peste e fome. Por isso migraram para o sul e estabeleceram-se em Angola e no Zaire, nas nascentes dos rios Kwangi, Kasai e Lungwe.
Esse povo foi muito atingido pelos conflitos modernos, mas apesar das adversidades não se descaracterizaram.
Nos territórios militarizados de Angola e do Congo, assim como nos campos de refugiados em Zâmbia, eles continuam praticando suas adivinhações, iniciações e ritos de cura.
Alguns chefes Chokwe, foram destronados pela guerra e sua autoridade tem sido ameaçada pelos governantes atuais. mas eles continuam representando a autoridade sagrada tradicional.
Outro fator de destaque são as longas guerras que os congoleses têm enfrentado.
Os países africanos que tem se envolvido em conflitos armados, são os que possuem um solo rico em ouro, diamantes e petróleo.
De acordo com os anciãos das tribos, os inescrupulosos homens "sem rosto" são os que atiçam as guerras para fins de exploração dos recursos naturais, eixando os países numa completa anarquia.
Outro fato digno de destaque: Recentemente foi encontrado um velho esqueleto no Zaire, o Ishango, coberto por uma serie de nós, que se acredita ser o mais antigo sistema numérico do mundo.