Seguidores

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Máscara Bieri - tribo Fang - Camarões, Guiné e Gana

O povo Fang usava mascaras Ngil nas cerimonias de iniciação e na perseguição dos mal intencionados.
Os mascarados cobertos por trajes de ráfia e assistidos por ajudantes materializam pela cidade iluminada por tocheiros ao escurecer.
A tribo Fang se espalha pela costa atlântica da África equatorial. Podem ser encontrados nos Camarões, Guiné ocidental e Gabão ao longo das margens do rio Ogowe.
Mascaras pintadas de branco e delineadas com preto são usadas pelos trovadores ambulantes, por caçadores e por feiticeiros.
As mais típicas são aquelas em forma de coração e nariz alongado recobertas com caulim. Tal como essa da foto. Provavelmente em ligação com os mortos devido à cor branca.
A sociedade Ngontang também usava mascaras brancas na forma de um capacete de quatro lados, com uma fronte proeminente e sobrancelhas em forma de coração.
O antílope vermelho So, vinculado com os ritos iniciação, processo que dura meses, inspiraram o uso de chifres nas mascaras.
O território Fang está em plena floresta tropical, sobre um planalto de meia altitude, local cheio de cachoeiras e corredeira, onde a navegação é praticamente impossível.
História
São primordialmente caçadores, mas também trabalham na agricultura.
A estrutura social esta baseada em clãs, unidos por ancestrais comuns.
A comunidade Fang cultua as linhagens ancestrais, o Bieri, cuja finalidade é a de protegê-los dos mortos e obter sua ajuda nos assuntos cotidianos.
Esse culto familiar não monopoliza o universo religioso dos Fang, coexistindo com outras crenças e rituais de caráter coletivo.
O Bieri, imagem do ancestral, era consultado quando o vilarejo tinha que mudar de lugar, quando uma nova colheita era plantada, antes da caçada, da pesca ou da guerra.
O Bieri
Uma vez que a mascara é separada do seu baú relicário, ela perde seu valor sagrado e pode ser destruída.
O ritual consiste em rezas, libações e sacrifícios para o ancestral, cujo esqueleto será esfregado com pós e tintas a cada vez.
Com sua cabeça e corpo compridos, e extremidades curtas, o Bieri Fang tem o tamanho de um recém-nascido, enfatizando deste modo a continuidade do grupo, com seu ancestral e com os três estágios da vida:
O que esta para vir, o vivente e o morto. As relíquias consistem essencialmente em fragmentos de ossos, ou esqueletos completos.
O Bieri também é usado para rituais terapêuticos, e, sobretudo para a iniciação dos jovens durante o grande festival So.