Seguidores

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Mascaras Dan - Libéria e Costa do Marfim

As mascaras Dan são usadas nas sociedades masculinas para rituais, educação, controle social e entretenimento.
Os Dan acreditam que essas mascaras personificam a mais forte de todas as forças espirituais, chamada Gle.
Cada Gle tem s sua característica própria. Trazem ordem e controlam a vida social da comunidade.
Essas mascaras são especialmente entalhadas por iniciados da sociedade masculina Poro.
São usadas para proteger os iniciados ate entrarem para a vida espiritual.
Os Dan classificam seu mundo em dois reinos, o vilarejo com seus habitantes (reino humano) e a floresta Bon (mundo espiritual) onde reinam espíritos e os animais selvagens vivem em liberdade.
Para cruzar os limites entre os dois reinos da floresta sagrada, é preciso usar materiais de ambos os mundos e fazer preces.
Quando o dançarino usa a mascara ele entra num transe, e recebe um espirito, trazendo mensagens de sabedoria de seu guia.
As mensagens são quase inaudíveis, sendo interpretadas por um sábio que acompanha o ritual e traduz.
Essas mensagens são frequentemente palavras de grande sabedoria, prescrevendo um modo de vida que levara a longevidade, saúde e prosperidade.
Os búzios não representam apenas um elemento decorativo, mas também indicam que o espirito abençoou o jovem iniciado com saúde e riqueza. No passado, os búzios eram usados como moeda.
As penas significam beleza e habilidade para "voar" quando o perigo é eminente. É interessante notar que as mascaras não tem orelhas.

A cerimonia de iniciação

Os jovens entram na tenra idade para serem treinados e ficam vivendo durante anos nesses campos até serem iniciados como adultos dentro da comunidade.
Uma parte desse treinamento consiste no aprendizado dos principais valores e da moral desta tradição tribal. Os espíritos que desejam incorporar esses jovens aparecem nos seus sonhos.
A partir desse momento os jovens tem que dar vida aos espíritos, na forma de máscaras.
Antes de começar a entalhar o escultor se purifica, e em seguida parte para a floresta para encontrar um pedaço de madeira apropriado.
Quando volta ao local de iniciação ele começa a entalhar. Enquanto trabalha, [não permitido] planejando qual a cantiga, a musica e a dança que irá entoar durante a cerimonia de iniciação.
Concluída a cerimonia, volta para casa e a partir desse momento esta preparado para relacionar-se com uma jovem a quem provavelmente ira se casar.
A mascara ficara guardada com a família e a comunidade durante anos, e será herdada pelas futuras gerações.
A historia do povo Dan da Libéria

Durante séculos de brutal opressão e exploração, os escravos foram finalmente emancipados nos Estados Unidos. Alguns deles sonhavam com o retorno para seu pais de origem. Seus desejos foram realizados.
Ao chegar lá, descobriram que foram relocados para uma terra livre conhecida atualmente por Libéria.
Apesar de serem negros livres e ainda praticassem algumas de suas tradições, eram um grupo misto de pessoas com diferentes costumes.
As tribos vizinhas principalmente as da Costa do Marfim, influenciaram esses libertos e assim a tribo Dan dominante se enraizou na Libéria.
Por isso existem muitas diferenças e tipos entre as mascaras Dan.

Mascaras Deangle

Mascaras com feições suaves, com olhos riscados e frequentemente uma crista alongada sobre a testa. Estas mascaras são femininas e idealizam uma forma de graça e beleza.
Representam os bons espíritos que arrecadam comida para os jovens que se iniciam, e são usadas para entretenimento, ensino e adestramento.
As bandas brancas sobre os olhos evocam a tradição das jovens iniciadas pintarem o rosto com Kaolin (cal) em circunstancias especiais.
Mascaras Tangagle

Mascaras femininas frequentemente mais elaboradas que as Dangle, usadas nas cerimonias de mascaras, conferindo bênçãos ao vilarejo.
Mascaras Gunyege

Usadas nas competições de corrida, e nas cerimonias nas quais o espirito mascarado compete com os corredores sem mascara.
Se a pessoa que estiver usando a mascara perder a corrida é um sinal de agouro. Pode significar que o espirito tenha desertado e a mascara irá para o ganhador, como troféu para ser usado no ano seguinte.

Mascaras Bugle

Protegem os caminhos e as plantações. Tem olhos redondos e são de uso masculino, portanto mais agressivo.

Máscaras Gagon

Mascaras com um bico comprido e barba de pelo de macaco, frequentemente com um maxilar inferior móvel. Originalmente educacionais usadas para instruir as pessoas sobre a importância do calau (pássaro), usada atualmente para diversão.

Máscaras Zakpai Ge

Com uma faixa vermelha na horizontal sobre os olhos, usadas na prevenção contra o fogo. O usuário monitora as fogueiras e pune aqueles que danificam a natureza e colocam a aldeia em risco.

Máscaras Guere

Os Guere são vizinhos dos Dan, e fazem máscaras com funções similares, mas com formas assustadoras. São usadas para rituais, educação e controle social.
As forças do mal podem vir através dos médicos feiticeiros. Eles acreditam que fazendo remédios com partes do corpo humano, podem curar enfermos desesperados, o que trará também boa sorte e prosperidade.