São caçadores cujo estilo de vida muda muito pouco, sempre contando com os recursos da floresta para abrigo, comida e a maior parte do seu vestuário.
Os Mbuti continuam fazendo seu pano de fibras usando as antigas técnicas, diferentemente dos outros povos da Africa central e oriental onde a pratica de fazer tecidos de fibras vegetais já foi largamente difundida.
Os homens limpam pequenos retalhos de fibras de certas arvores e preparam de modo a torna-los maleáveis.
Dai então são decorados com desenhos pelas mulheres que usam pigmentos naturais.
Os desenhos abstratos são expressões marcantes da sua antiga cultura.
Os desenhos abstratos são expressões marcantes da sua antiga cultura.
Uma vez acabados os panos de fibra são usados em uma serie de cerimônias.
Os panos de fibras pintadas (pongo, murumba) são usados como trajes para os ritos de passagem e celebrações espontâneas que marcam o ritmo da vida do povo Mbuti.
Casamentos, funerais, o festival sagrado de nkumbi e Elima, as iniciações de puberdade.
Casamentos, funerais, o festival sagrado de nkumbi e Elima, as iniciações de puberdade.
São usados nas danças sacras dentro da floresta ou para simples deleite.
Nestas manifestações estão inclusas as danças miméticas como as da caçada do elefante e da abelha, cujo propósito é o de agradecer pela comida e pelos jogos.
Ha também a dança erótica Ekokomea na qual homens e mulheres se imitam de forma burlesca.
Ha também a dança erótica Ekokomea na qual homens e mulheres se imitam de forma burlesca.
Para os Mbuti, “a floresta é sagrada, é a verdadeira fonte da existência e da bem-aventurança."
É a sua divindade, seu progenitor e seu santuário.
É a sua divindade, seu progenitor e seu santuário.
Os Deuses por sua vez são Bamiki Bandura, os filhos da floresta, nascidos de uma árvore e envoltos desde o nascimento numa tradição rica e simbólica que enfatiza o valor supremo de Ndura, ou vida silvestre.
As canções entoadas pelos Mbuti sempre se referem à floresta, repletas de amor, bom humor e reverência.
Roupas de fibras que envolvem uma criança Mbuti no nascimento, assim como o túnel de cortiça usado pelos adolescentes durante os rituais de puberdade nos quais eles "renascem", são consideradas o ventre gerador, Ndu, assim como a floresta.
Os amuletos que se fazem para proteger as crianças e iniciados, assim como "água de cipó" na qual banham os recém-nascidos, estão imbuídos dessa energia nutritiva e protetora.
Essa energia também é emanada dos elementos naturais como a fumaça do fogo, usada para purificação dos altares, e o vento, que é o sopro da floresta e de seus espíritos.
fonte:
http://adireafricantextiles.blogspot.com/
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