Seguidores

domingo, 23 de outubro de 2011

Osei Tutu, rei Axanti (1680 - 1717) - Gana


Osei Tutu foi o fundador e o primeiro rei da nação de Axanti, um grande reino da floresta ocidental africana onde agora é Gana.
Ele conseguiu convencer meia dúzia de chefes desconfiados a juntarem seus estados sob a liderança de Osei quando, de acordo com lenda, o tamborete dourado desceu do céu e permaneceu nos joelhos de Osei Tutu, significando sua escolha pelos deuses.
O tamborete dourado se tornou um símbolo sagrado da alma da nação que estava especialmente destinada desde que o ouro era a principal fonte de riqueza de Axanti.
Durante o reinado de Osei Tutu, a área geográfica de Axanti triplicou em tamanho.
O império do Gana se estendia, no século XI, do litoral do Atlântico a Tombuctu e que o vasto reino do Mali mantinha numerosas relações comerciais, no século XIV, com o Egito, o Marrocos e a Tripolitânia.
O reino tornou-se um poder significante que, com a coragem militar e sua política como um exemplo, se sustentaria durante dois séculos.
Bauléa
Os Baulés pertencem ao grande grupo akan, de que fazem parte, entre outros, os abro, os agni e os Axanti.
O seu primitivo berço era a região centro-meridional do Gana e a sua sede espiritual e política a cidade de Kumasi.
A importância dos bancos e cadeiras
Bancos e cadeiras eram objetos destinados aos líderes africanos e eram ricamente ornamentados com prata, marfim e outros materiais raros e caros para enfatizar o poder e a autoridade do governante.
O banco real era especialmente reverenciado por representar a alma da nação.
Na verdade, a figura do banco era tão importante, que o povo Axanti acreditava que o tamborete dourado usado durante o reinado de Osei Tutu (em meados de 1701) fora enviado do céu com o objetivo de resguardar suas almas.
Nem mesmo o rei podia sentar no banco usado por seu predecessor que, após sua morte, era preservado como um local de descanso de sua alma.
O povo Axanti realiza anualmente uma grande festa em Kumasi. Em uma cerimônia chamada Adae Kese, realizada no estádio de futebol da cidade, onde comemoraram o quinto ano da ascensão ao trono do atual rei, Otumfuo Osei Tutu II.
Nessa ocasião o famoso tamborete dourado sai em procissão e é mostrado ao público.