Seguidores

domingo, 23 de outubro de 2011

Shamba Bolongongo, rei Africano da Paz (1600 - 1620), Congo



Shyaam aMbul aNgoong, Shamba Bolongongo (1600-1620), foi um personagem histórico e uma das personalidades geniais que a África produziu. Foi o nonagésimo terceiro soberano do povo Bashong e considerado um herói nacional.
Famoso pelas suas conquistas militares, mas, sobretudo pela sua sabedoria e clemência, e pelo impulso que deu a arte da paz.
Saudado como um dos maiores monarcas do Congo, o Rei Shamba não teve desejo maior do que preservar a paz, que é refletida em uma comum citação sua:
“Não mate nenhum homem, nem mulher, nem criança”. Eles não são as crianças de Chembe (Deus), e eles não têm o direito de viver?
“Ele frequentemente viajava para aldeias distantes que usavam sua faca com lâmina de madeira, reconhecida como um meio exclusivo de armamento do estado”.
Deve-se a ele a introdução da tecelagem em ráfia atingindo entre os Kuba a mais alta perfeição, assim como o uso do tabaco e o tabuleiro de Mancala destinado a substituir os jogos de azar.
A estátua-retrato do rei Shamba Bolongongo, dos Bakubas, representando-o sentado e tendo à sua frente um tabuleiro de Mancala, é possivelmente a mais antiga escultura de madeira da África Negra que se conhece. Pode ser apreciada no British Museum em Londres.
O povo Kuba usa também o nome Bushong. “homens do cutelo curto" que era a arma usada por eles no passado.
O uso desta arma, a sua língua, tradições, assim como o tipo de assentamento típico vilarejo de estrada, confirmam a sua origem setentrional.
Zaire, o rio da vida
O rio Zaire é a fonte de vida do país com seu mesmo nome e a vida no Zaire é respirada em cada local do país.
A natureza é simplesmente impressionante: numerosas cascatas e cachoeiras, entre elas as mais altas do mundo, lagos tão formosos como o Tangencia e o Alberto, entre outros muitos, selva tropical tão cheia que seu acesso resulta em ocasiões impossível, e a savana, com as espécies animais em seu meio natural, leões, panteras, elefantes, búfalos, antílopes, zebras, girafas, hipopótamos, hienas e duas espécies muito difíceis de encontrar que têm decidido viver nas Montanhas Mágicas (o Maciço de Ruwenzori): gorilas e chimpanzés.
O rio da vida acolhe também, mais de 250 etnias espalhadas ao longo do seu curso, Bantos, Pigmeus, Chambas, Azandes, Magbetus, Bakongos, Ngombes, Bakomos, Mongos, Balubas, Bakubas, Lundas e Kubas; é apenas uma pequena mostra do mosaico de culturas que convive neste maravilhoso país, uma fonte de vida da que não se deve deixar de beber.
Shamba também era notável em promover artes e barcos, e por projetar uma forma complexa e extremamente democrática de governo que caracteriza um sistema de empecilhos e equilíbrios.
O governo era dividido em setores que incluíam o exército, filiais judiciais e administrativas que representavam todas as pessoas de Bushongo.