Seguidores

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Sarki Mamadou Kabir Usman - Emir de Katsina – Nigéria

Na África, por volta de 750 DC. , desenvolveu-se a civilização hauçá, de religião muçulmana no norte da Nigéria, rivais das cidades "pagãs" iorubás.
Hauçá Bokwoi (os sete estados Hauçá) era formada por sete cidades-estado, Daura, Kano, Zauzau, Gobir, Biram, Kano e Katsina.
No século XII, a cidade de Katsina foi governada pelo Durbawa, uma dinastia real vinda de uma região cujo nome já se perdeu nos tempos.
Janzawa, um dos reis Durbawa, casou-se com uma princesa de um estado Hauçá.
A rainha Katsina, deu o seu nome a cidade que se tornou o terminal da rota de comercio trans-saariano vindo de Trípoli (Líbia).
Katsina foi um reputado centro de educação onde se conservavam os ritos "pagãos" de coroação.
Seu palácio, apesar do islamismo, já foi um bastião para os cultos animistas.
Antes da Jihad, (guerra santa), a prosperidade e proteção dos habitantes de Katsina dependiam do empenho seu sarki (rei).
Se o soberano-deus mostrasse sinais de fraqueza física ou mental, os senhores do palácio escolheriam seu sucessor, colocando-o sob um touro negro, cuja garganta seria cortada.
Dessa maneira o novo sarki seria purificado e lavado no sangue do touro, enquanto o soberano doente seria estrangulado por um dos nobres da corte.
O sarki seria embrulhado na pele do touro e enterrado de pé.

Katsina

Cidade e capital do estado de Katsina do norte da Nigéria situada à margem do rio do mesmo nome, afluente do rio Benue, cidade e capital do estado de Katsina.
Fundada provavelmente por volta de 1100 perto de Ambutai, que era a residência dos reis hauçá, e local para encontros anuais dos governantes da vizinha Durbi, cidade conhecida por Kacinna (Katsena, Katsina), a esposa de Janzama (o rei Durbawa da época) e a princesa de Daura (a lendária cidade dos hauçá).
Depois de um período de 40 anos (c. 1513–54) sob o comando dos askias de Songhai (imperadores), o chefe hauçá do centro das caravanas trans-saarianas, foi suplantada por Kano e atravessada por novas rotas de comercio na direção sul, Golfo da Guiné.
O emir fulani de Katsina detém tradicionalmente papeis de aconselhamento, e residem no palácio de Kangiwa (“a cabeça do Elefante”); entre os tesouros reais do palácio de Gajere, está uma espada com inscrições em árabe, usada para depor a dinastia Kumayo-Durbawa no inicio do século XIV.
Nos séculos XVII e XVIII era o coração comercial do território hauçá e tornando-se a maior das sete cidade-estados hauçá.
Foi conquistada pelos Fulani em 1807, tornando-se dependente da cidade de Kano.
Antes da colonização europeia o continente africano era habitado por nações estruturadas, com cortes bem organizadas, nas quais se aplicava a chariá ou a lei islâmica.
O colonizador chegava num lugar onde havia o sultão de Kaarta, o sultão de Shocotô, o emir de Kano, o emir de Katsina, o maí de Bornu, o rei de Bamum, com as quais a Europa comerciou muito tempo antes da colonização.
Em 1903 o Emir foi obrigado a aceitar a lei britânica.
Em agosto 2000, Katsina transformou-se um dos primeiros estados nigerianos do norte a adotar a Sharia, lei islâmica.
O Emir Hamad ibn Muhammad ash-Sharqi de Katsina, é um apaixonado por polo, e sua família já contribuiu com vários campeões para a Nigéria.

Rei fotografado por Daniel Lainé entre 1988 e 1991