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domingo, 2 de outubro de 2011

Tecidos africanos

Tecelagem

O território Hauçá foi grande exportador de couro, e parte substancial da pele de cabra ou carneiro conhecida na Europa por marroquim â uma pele de alta qualidade, suave, flexível, amoldável â saía das cidades hauçás e, desde a Idade Média, atravessava o Saara e o Mediterrâneo.
Faziam-se panos de entrecasca das árvores. Teciam-se a ráfia, a lã e o algodão. Em alguns poucos lugares, conhecia-se a seda.
Onde se implantou a prática da tecelagem, a tendência era para que houvesse teares em quase todas as casas. Teares em geral estreitos, dos quais saía uma tira de fazenda, que se ia juntar a outras tiras semelhantes, para formar o pano.
Na África Ocidental, um Na África Ocidental, um pano forte, grosso, durável, bonito.
Que era objeto de comércio interafricano. E exportado para fora do continente.
Desde o século XII, para a Europa, onde as palavras mandingas bouracan e bougran designavam certo tipo de fazenda.
Desde o século XVI, para o Brasil e outras partes do continente americano, onde a escravaria criou amplo mercado para os tecidos da África Atlântica.
Ao iniciar-se o Novecentos, Nina Rodrigues observava que as negras crioulas (isto é, nascidas no Brasil), fossem livres ou escravas, pobres ou ricas, adotavam e conservavam os vestuários de origem africana, nos quais tinha realce o pano-da-costa, espécie de comprido xale quadrangular, de grosso tecido de algodão, importado da África.
Frequentemente do Ioruba, de onde deriva, com várias outras influências que a tornam exemplo de síntese aculturativa, a roupa tradicional da baiana, traje simbólico da brasileira.
A fiação e a tecelagem fazia-se em casa. No agbo ile iorubano. No compound, ou conjunto de habitações de uma família.
Na intimidade criada pelo muro ou pela cerca.
Bem como em oficinas familiares.
Nisso não se distinguia das outras atividades manufatureiras, todas de pequena escala, baseadas na mão-de-obra doméstica.
Num só compound iorubano, hauçá, tive, nupe, igbirra, jucum ou canúri, o número de teares existentes podia alcançar a meia dúzia e até mesmo ultrapassar a dezena.
Produzia-se boa quantidade de pano.
E isto que se dava na Nigéria tinha correspondência em muitas outras áreas da África Ocidental â entre os axantes e os mandingas, por exemplo, de forma que não era raro haver troca, nos mercados, de tipos de tecidos de diferentes regiões e etnias.
Nem todos os povos, porém, conheciam ou praticavam a tecelagem.
Nem todos sabiam trabalhar o cobre e o ouro, ou obter o bronze e o latão.
Nem todos manejavam o couro com a mesma perícia. Nuns lugares, homens e mulheres fiavam e teciam; noutros, só mulheres.
fonte:
A enxada e a lança
Alberto da Costa e Silva

Tecidos tradicionais

Adinkra: tecidos estampados à mão do reino Ashanti em Ghana.
Adire: Os famosos tecidos de algodão tintos com índigo dos Iorubas na Nigéria.
Agbadas: túnicas bordadas à mão dos Iorubás e Hauçás da Nigéria.
Akunitan: O tecido dos “Grandes”, das personalidades feitos pelos Ashanti.
Asafo: As bandeiras bordadas com apliques dos povos Fanti na costa de Ghana.
Aso oke: Panos estreitos tecidos a mão pelos Iorubas e outros tecelões Nigerianos.
Bogolan: Tecidos pintados à mão de Mali (Mud Cloth - tintas de argila)
Panos de Cabo Verde: Xales preciosos e raros tintos a índigo das Ilhas de Cabo Verde.
Ewe: Os famosos tecidos Kente, teares estreitos do povo EWE (jêje) de Ghana e Togo.
Francófonos: Uma seleção de tecidos distintos dos vários povos de fala francesa na África ocidental.
Bondoukou, Costa do Marfim
Baule, Costa do Marfim
Nzema, Costa do Marfim
Fulani ou Dogon, Mali
Kpalimé Ewe, Togo
Dioula, Burkina Faso
Dioula, Costa do Marfim
Manjak, Senegal
Cobertor Misterio
Índigo: Os tecidos tintos a índigo através de toda África ocidental.
Kente: Os famosos panos de teares estreitos dos Ashanti do reino de Ghana.
Kuba: Tecidos de ráfia bordados pelos povos Kuba do Congo
Mbuti: Cortiças pintadas com desenhos abstratos pelas mulheres da floresta Ituri no Congo.
Nigéria: Os tradicionais tecidos das mulheres Igbo, Ioruba e Nupe da Nigéria.
Tuareg: Esteiras de palha e couro do Niger.

Técnicas de estamparia

Cera - Estamparia com cera derretida
Langalapu - Tecidos tintos a mão na África do Sul
Kudinda - Tecidos tintos a mão do Zimbabwe
Batiks - Tecidos tintos a mão da África Ocidental, Ghana e Gambia
Three cats - Tecidos tintos a mão da África do Sul
Noz de cola e índigo - Tecidos tintos a mão de Gambia

Kente

Talvez a mais visível (e vendável) contribuição cultural de Gana atualmente seja o tecido conhecido como kente, que é amplamente reconhecido por suas cores e simbolismo.
O kente é feito por habilidosos tecelões ganenses, e os principais centros de tecelagem situam-se em volta da cidade de Kumasi (Bonwire é conhecida como a terra do kente, apesar de algumas áreas da região do rio Volta também reclamarem o título).
Ali se encontram vários tecelões produzindo longas peças de kente.
Estas peças podem ser costuradas juntas para formarem os grandes turbantes que são usados por alguns ganenses (especialmente chefes) e são comprados por turistas em Accra e Kumasi.