Seguidores

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Trabalhos de missangas



Na África ha alguns tipos de artesãos que trabalham com miçangas. Os que fazem joias bordam roupas, e adornam objetos. As contas vem de países da Europa, do Oriente próximo e da Índia.
Os artistas combinam esses materiais de acordo com suas cores, texturas, formas e tamanhos, para criar contrastes e harmonias.
Nem sempre os fios de contas são usados em conjunto, dependendo da qualidade do material, um único fio tem maior impacto visual do que varias voltas de fios.
Artistas em toda a África continuam a tradição desses belos trabalhos que detém muito prestigio entre as comunidades africanas.
As mulheres Maasai fabricam e vendem suas roupas e adornos bordados com essas contas e missangas.
Essa arte está em continua adaptação e desenvolvimento.
Novos materiais como miçangas de plástico importadas da Europa, estão sendo incorporados nas criações.
E os clientes também se diversificaram hoje se vende muito para o turismo, para expatriados e mercadores que distribuem esse artesanato por todo o mundo.
Esse interesse permanente pelos trabalhos de contas e miçangas, tanto dentro como fora da África, tem reassegurado o constante florescimento dessa arte.
As primeiras contas africanas datam de 12000 anos atrás, e com a vinda dos africanos para a América alastrou essa arte para o nosso continente.
As contas são produzidas normalmente pelas mulheres para uso próprio e para seus entes queridos.
É costume na Gâmbia presentear as pessoas com um colar feito de contas, o "Juju”, para trazer boa sorte e saúde. Não irão cobrar nada por isso, é apenas um sinal de hospitalidade e amizade. E quem sabe um modo de estabelecer contato.
Essas contas não são uma tradição na cultura de Gambia, em geral são feitas para os turistas. Algumas são simplesmente missangas, outras vezes búzios.
O artesanato com contas é provavelmente originário da África, tendo se desenvolvido por milhares de anos, usando materiais que estavam disponíveis, como conchas, sementes, ossos, argila, madeira, pedras e mais recentemente vidro e metal.
Os exemplos mais antigos foram encontrados ao Norte da África, datando de 10000 AC.
As contas de vidro foram feitas no sul da África por volta de 600 DC. Na Nigeria a produção data de 1000 DC. Na Europa da idade média, a Itália dominou o comercio particularmente Veneza. Mas conforme o comercio foi crescendo outros países começaram a fabricar contas.
Seu valor dentro das culturas africanas equivalia a ouro, marfim e escravos. Esses mesmo escravos que trouxeram essa arte para os países aonde foram levados. Atualmente os artistas africanos usam esses trabalhos de contas para decorar objetos utilitários e artísticos.