Seguidores

sábado, 15 de outubro de 2011

Yassa de frango - culinária Senegalesa

Ingredientes

• 1kg de coxas e sobrecoxas de frango
• Sal e pimenta-do-reino a gosto
• 4 cebolas médias cortadas em rodelas finas
• Caldo de 2 limões
• 1 colher de sopa de mostarda
• 1 dente de alho
• 1 folha de louro

Preparo

Deixe os pedaços de frango previamente limpos e temperados com sal e pimenta e de molho no limão e na mostarda por 12 horas.
Em fogo baixo, frite o alho espremido e as cebolas.
Acrescente os pedaços de frango, deixe dourar de ambos os lados e vá pingando água até que as rodelas de cebola se desmanchem, formando o molho.
Se a carne cozinhar antes disso, retire os pedaços de frango e mantenha o molho no fogo baixo até atingir a consistência desejada.

Senegal

Caleidoscópio de paisagens deslumbrantes onde reinam baobás centenários, o Senegal reflete uma curiosa mistura de etnias e tradições que garantem, a cada ano, maior número de turistas no país.
A cozinha senegalesa é, entre todas as africanas, aquela que mais reflete influências estrangeiras.
Em Dakar, isto fica ainda mais evidente. Lá, os pratos tradicionais cederam seu lugar a outros, de diferentes países, ainda que adaptados ao paladar senegalês.
Nos restaurantes, produtos nacionais e importados misturam-se em uma culinária plural e insinuante. Já nas mesas do povo brilham, até hoje, as receitas tradicionais, passadas de geração em geração.
O país tem sua economia baseada na agricultura e um dos seus pilares é o amendoim, cuja produção foi incentivada pela França há algumas décadas e, agora, é fundamental na vida econômica da nação.
Ao degustar os legítimos pratos senegaleses, os visitantes costumam se surpreender com a enorme quantidade de óleo utilizada no preparo. Poucos sabem, no entanto, que este é um hábito enraizado, um símbolo de riqueza.
A maior parte do óleo de amendoim produzido no Senegal é exportada. Em contrapartida, o país importa óleos vegetais mais baratos e os usa sem parcimônia.

Gastronomia Senegalesa

Pode-se falar de uma gastronomia senegalesa que têm como pratos principais os preparados a base de carne ou de peixe, apresentado de mil maneiras.
A cozinha africana destaca principalmente pela sua simplicidade e é uma cozinha na que abundam os cereais.
Para comer se propõem diferentes alternativas: se deseja comer por pouco dinheiro pode-se fazer nos postos que se encontram na rua e nos mercados, ou se se prefere pode fazer-se em algum restaurante da zona.
O prato nacional é o tieboudienne, um preparado de peixe com arroz e verduras.
Outra das comidas típicas é o Yassa de peixe, um dourado que se serve acompanhada de arroz cozido. Preparam-se também com peixe uns suculentos bolinhos.
O arroz é um ingrediente básico na cozinha senegalesa, aparece como base do prato ou bem como acompanhamento de outros, como o thion de camarões (camarões com salsa de tomate).
Entre as carnes que se utilizam na preparação de alguns pratos está o frango, temos, por exemplo, o Yassa com frango em salmoura de limão verde acompanhado de arroz; também o mufle com amendoins, tomate e arroz.
Por todas as partes encontrará bolinhos de milho e bom-bom, bolinhos com noz de coco. Do mesmo modo é popular o chawarma um tipo de sanduíche libanês.
Os senegaleses contam além com ricos tortas salgadas enfeitadas com molho de tomate picante.
Podem-se saborear todas as especialidades na maioria dos hotéis e restaurantes de Dakar e das demais regiões onde há para escolher entre a comida senegalesa e a comida européia tradicional.

Bebidas

Há que beber somente água engarrafada e ter cuidado ao comer frutas ou ingerir sucos.
As bebidas locais substituem aos vinhos proibidos para os muçulmanos, entre elas destacamos o bissap, um bebida com uma ligeira espuma branca.
Em Casamance, a bebida tradicional é a bebida que se extrai da palma, depois de um processo de fermentação. Destilado converte-se na cana com a qual se faz ponche.