Seguidores

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Dançarina com rosto coberto - etnia Rashaida - Eritreia

Uma jovem com rosto coberto dança para celebrar o casamento de amigos. A moça gira em círculos com sua saia ricamente bordada com varias camadas de tecidos coloridos para realçar seus movimentos.
As mulheres dessa tribo seguem a lei de purdah desde a idade de cinco anos, que exige manter os rostos cobertos quando estão em publico. 
Essas mascaras elaboradas cujo uso permanece o mesmo por mais de 150 anos, são consideradas uma expressão da beleza feminina. 
O povo Rashaida cruzou o mar vermelho desde a península arábica até o Sudão, na segunda metade do século XIX, e ainda preserva muitos hábitos e a cultura do seu pais de origem.


Eritréia - População e Costumes


Eritréia tem uma população de 3.590.000 milhões de habitantes segundo estatísticas do ano 1997. O país é etnicamente muito diverso, com nove tribos predominantes: Afar, Bilen, Hadareb, Kunama, Nara, Rashaida, Saho, Tigré e Tigrinya. 
Quase 80% moram em zonas rurais, dos quais o 35% são nômades ou seminômades. A metade da população é muçulmana e a outra cristã (Igreja Cristã da Etiópia); a última vive principalmente nas terras altas, enquanto os muçulmanos estão concentrados nas áreas costeiras. Uma pequena porcentagem da população ainda conserva crenças indígenas animistas.
A capital do país é Asmara, uma das cidades mais europeias, com uma população de uns 400.000 habitantes. Os idiomas oficiais são o tigrinya e o árabe; fala-se além outras línguas como o francês, italiano, tigré, bilen, beja, saho e outras línguas étnicas. 


Foto de Carol Beckwith e Angela Fisher


As fotógrafas Beckwith e Fisher realizaram um autêntico trabalho antropológico durante os trinta anos que levaram fotografando as cerimônias da África. 
Aproveitando a desvantagem aparente de sua condição feminina e graças à sua adversidade, conseguiram ganhar a confiança dos homens e mulheres das diversas tribos que visitaram, aceitando registrar sua vida cotidiana e seu mundo espiritual de uma maneira que nenhum homem conseguiu antes.