Seguidores

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Escarificações no rosto de um homem Shiluk - Sudão

O povo Shilluk é um dos mais populosos de todas as tribos nilóticas do Sudão.
Vivem na região entre o Nilo o limite da província de Kordofan, a uns 140 km de Tonga.
A língua shilluk, também denominada colo, pertence ao ramo chari-nilo da família nilo-sahariana e é falada por umas 110.000 pessoas no sul do Sudão.

Sociedade

É um povo que vive basicamente da agricultura, mas cujo gado (vacas, ovelhas e cabras) ocupa um destaque na sua economia.
O gado costuma ficar a cargo dos homens e os trabalhos agrícolas são realizados por ambos os sexos.
Uma comunidade compõe-se de varias aldeias com um dirigente pertencente a uma mesma linhagem, eleito pela maioria da população.
As aldeias Shilluk ficam geralmente perto umas das outras.
Antes da ocupação anglo-egípcia, no principio do século XX os homens não usavam nenhum tipo de roupa, apenas decoravam seus corpos com varias tatuagens e pinturas, enquanto as mulheres usavam um pequeno saiote.

Religião

Sua religião baseia-se no culto dos antepassados. Dentro de suas crenças o Reth (rei), descendente direto de Nyikang, o fundador do reino, ocupa uma posição privilegiada.
Seu bem estar físico tem relação direta com o bem estar ou com os infortúnios do reino. Isso causou em varias ocasiões o assassinato do rei para evitar situações de penúria ou desgraças pela qual passava o reino.
De fato, anteriormente, um rei que gozasse de saúde e juventude podia ser estrangulado, afogado ou mesmo pregado sobre uma cabana caso não satisfizesse a suas esposas.

Mitologia

Em cada região do mundo por onde Juok, o criador, viajou, criou seres humanos com a terra que encontrava, e dependendo da cor da terra assim eram as pessoas.
Ao colher um pouco de terra, primeiro punha os braços e as pernas, dando-lhe a capacidade para trabalhar. Depois punha os olhos dando-lhe a capacidade de ver. Em seguida a boca, dando-lhe a capacidade de comer e alimentar-se e as orelhas dando-lhe a capacidade ouvir. Finalmente, lhe deu a capacidade de falar.