Seguidores

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

As galerias Sainsbury de arte africana no British Museum

Entre as mais destacadas produções materiais da África conservadas por esse museu estão os bronzes de Benin e tecidos de todo o continente, além de um importante acervo do Egito antigo.
O Museu Britânico abriga ainda as galerias africanas Sainsbury formadas pelo acervo do antigo Museum of Mankind (da Humanidade).

A grande mostra África 2005


O Museu Britânico de Londres, reabriu as galerias reservadas para a África em 2005, com a exposição das melhores obras de arte africanas do mundo.
A coleção é composta por objetos de várias partes do continente e abrange séculos de produção artística, juntando objetos de arte contemporâneos e artefatos de civilizações antigas.
Constituída por diversos eventos sobre as culturas contemporâneas e tradicionais do continente, incluindo-se a África setentrional, e não apenas da chamada "África negra".
Em função dessa mostra, foi apresentada uma seleção de objetos da África, ou, "inspirados por ela", existentes nas coleções do Museu Britânico.
Segundo os curadores, o objetivo da exposição foi mostrar a diversidade e a vitalidade da arte na África em mais de cinco séculos.
Regiões tradicionalmente mal representadas nesse tipo de exposição, como o Magreb e o nordeste da África, estão tendo destaque na mostra.

Disputa

Apesar de ampla, a exposição no Museu Britânico é também polêmica.
Algumas peças de bronze do Benin, tomadas pelos colonos britânicos em 1897, estão sendo mostradas. As peças são o centro de uma disputa entre os dois países, com a Grã-Bretanha se recusando a devolvê-las.
O Museu Britânico argumenta que é um dos museus mais populares do mundo e oferece a milhões de pessoas todos os anos a oportunidade de ver os artefatos.
Uma disputa semelhante envolve o governo da Grécia e o Museu Britânico no tocante aos baixos-relevos do Parthenon - o templo grego da Acrópole de Atenas.
As obras gregas foram retiradas do Parthenon e estão expostas no museu.
As galerias Sainsbury de arte africana fornecem um espaço de exposição permanente e substancial para uma das melhores coleções de arte africana e artefatos do mundo.
A coleção compreende mais de 200.000 objetos e englobando o material tanto arqueológico quanto contemporâneo incluindo obras-primas de arte e objetos da vida cotidiana. Os destaques da coleção compreendem uma magnífica cabeça de latão de um soberano ioruba de Ife, Nigéria, a ourivesaria axante de Gana e a coleção Torday de esculturas, tecidos e armas da África Central.
A abertura dessas galerias para o público marcou a volta das magníficas coleções africanas que estavam há quase 30 anos no Museum of Mankind, o Museu da Humanidade.