Seguidores

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Fotografo - Eustáquio Neves - Juatuba, MG, 1955

O fotógrafo que não for curioso não sobrevive. Seja para o fotojornalismo – em que a notícia muitas vezes está escondida – seja na arte em que é necessário ver o que os outros “não veem”: o olhar curioso de quem quer sempre mais do que se tem é matéria principal para esta profissão.

O mineiro Eustáquio Neves está sempre pronto para encontrar uma nova maneira de mostrar algo. Suas fotos, que muitas vezes denunciam seu olhar social do mundo de hoje, apresentam técnicas misturadas: Eustáquio parece mais um alquimista.
Nascido em 1955, em Juatuba (MG), Eustáquio Neves é um fotógrafo autodidata. Com formação técnica em química industrial, Eustáquio atua como freelancer na área de publicidade e fotografia documental desde 1984, ano em que adquiriu seu primeiro equipamento fotográfico. Os conhecimentos assimilados no curso de química foram de grande auxílio quando o fotógrafo montou seu estúdio e um pequeno laboratório em Belo Horizonte. Na mesma época, criou com alguns amigos um grupo de estudos para discutir projetos autorais.
Em seu trabalho autoral, Eustáquio emprega técnicas fotográficas alternativas, manipulando negativos e cópias e incorporando-os nas suas imagens. O experimentalismo e o acaso exercem uma função expressiva fundamental no trabalho do fotógrafo. Boa parte de sua produção explora ricas composições com detalhes e elementos incorporados, como fragmentos de negativos, cópias de imagens, manuscritos e trechos de texto.