Seguidores

domingo, 18 de dezembro de 2011

Fotografo - Walter Firmo - Rio de Janeiro

Walter Firmo é uma lenda viva da fotografia brasileira. Carioca de Irajá, 72 anos, com cinco décadas de ação profissional. Famoso por seus retratos seu acervo cobre fatos relacionados a uma temática social e bem brasileira, registrando nosso folclore, nossa cultura e personagens típicos, de norte a sul do país, além de célebres figuras da cultura brasileira.

O negro faz parte de mim e quando tive essa consciência fiz do meu instrumento de trabalho – a oratória do silêncio – um palanque voltado ao vislumbre em mostrar essa sociedade até então invisível, num patamar onde sua existência poética se alinhavasse ao seu trabalho, dança, religiosidade. Uma filosofia visual que transbordasse malemolência, alegria, tolerância, compreensão, aliada a uma dignidade onde a vida vale a pena ser vivida e mostrada.

Nascido no Rio de Janeiro em 1937 iniciou sua carreira como fotógrafo no jornal Última Hora, em 1957.
Tem no currículo passagem por alguns dos principais veículos brasileiros – as extintas revistas Realidade e Manchete, além da Veja e IstoÉ. Sua trajetória registra ainda exposições, livros publicados, workshops e aulas como professor universitário, além de atuação, em duas ocasiões, na Fundação Nacional de Arte (Funarte).