Seguidores

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

A Lira endongo do povo Baganda de Uganda

A lira de cuia Ndongo de oito cordas é um dos três principais instrumentos de cordas do povo Baganda. É uma das versões dos vários instrumentos classificados como liras encontradas por toda a parte e utilizadas em várias tradições musicais do Leste africano.
O Ndongo, também existe em outros lugares na África Oriental, onde é conhecido como Nyatiti pela etnia Luo do Quênia, Litungu pelos povos Luhya, Kuria e Kisii do Quênia, Krar e Begena na Etiópia e Eritréia.
Ndongo (às vezes pronunciado Edongo) é um instrumento que pertence à corte real dos povos Baganda de Uganda.  Se parece um pouco como o Asherroo da Somália, devido às varetas inseridas na pele que recobrem o topo.
O povo Banganda não sabe ao certo de onde ele veio, mas tal quais os tradicionais bagas etíopes também emprega tiras de couro para prensar as cordas, ao invés de cavilhas para afinação como o típico Udungu ou a maioria dos instrumentos egípcios.
As surpreendentes liras africanas!
Por volta de 1000 da era cristã, a lira foi totalmente substituída no oeste africano, não pela harpa que é ainda mais antiga, mas pelos instrumentos de corda mais evoluídos e versáteis de braço dos instrumentos tornaram-se disponíveis, dispensando um grande numero cordas de e obtendo uma gama maior de notas, em contraste com as cordas da Lira.
As últimas liras empregadas na Europa foram as anglo saxãs do tipo comumente encontrado em Sutton Hoo.
Felizmente, em muitas partes do continente africano, especialmente na Etiópia Eritréia, Uganda e Quénia, a lira da antiguidade não foi substituída e um precioso remanescente das técnicas de tocar Lira e os sons desses antigos instrumentos, foram incrivelmente preservados!