Seguidores

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Mbira - o piano de mão - Zimbabwe

A Sansa ou Mbira é um idiofone que produz som através da vibração ao ser dedilhado.
A Mbira é constituída por um corpo em madeira, normalmente em formato de caixa, com cerca de 20 a 28 pequenas placas de metal nas quais o seu executante pressiona com os polegares e produzindo assim as melodias rítmicas características deste instrumento.
Trata-se de um conjunto de lamelas de metal, cerca de 20 a 28, presas a um corpo em madeira, normalmente em formato de caixa, cada qual com um tamanho diferente, para produzir uma escala de notas musicais. Habitualmente a Mbira é colocada dentro de um recipiente que serve como caixa de ressonância, uma cabaça ou Deze como é conhecida ao estar associada com o instrumento.
Quando as linguetas são pressionadas com os polegares e dedos e soltas produzem melodias e ritmos. A Mbira data do século XVI e foi trazida da África para a América Latina pelos escravos.
A origem da Mbira data de aproximadamente 1500 anos originária da etnia Zezuru, povo Shona, parte do atual Zimbabué. Este instrumento começou a ser utilizado em rituais religiosos, cerimonias da corte e em diversas ocasiões sociais.
Outra característica deste Instrumento Musical é o zumbido que produz graças à vibração de objetos metálicos que estão colocados no fundo da caixa. E
De acordo com a tradição este som tem como objetivo afastar pensamentos da mente para que as músicas possam ouvidas nas melhores condições possíveis.