Seguidores

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Museu de Arqueologia e Etnologia da USP


O Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo possui acervo de 120 mil objetos e imagens referentes à cultura material da América com ênfase ao Brasil, do Mediterrâneo, do Médio Oriente e da África, abarcando uma extensão temporal que vai da Pré-História até nossos dias. Infelizmente, dado o espaço de que disponibilizam, apenas cerca de 10% do acervo total encontra-se em exposição.
Possui ainda uma vasta biblioteca com cerca de 50 mil volumes entre livros e periódicos, sendo deste último 1100 títulos dos quais uns 360 ainda são correntes. Além da consulta ser aberta ao público, bimestralmente lançam uma revista intitulada "Sumários de Periódicos", ferramenta importante para pesquisadores e instituições da área. E, também, anualmente publicam uma nova edição de um periódico científico multilíngue, voltado para a área de Museologia. Sem contar, ainda, o curso de pós-graduação (especialização) em Museologia.

Histórico:

O Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (MAE / USP) foi criado em 1989 pela integração de duas unidades, o Instituto de Pré-História e o antigo MAE, por iniciativa do Reitor José Goldemberg (Resolução n. 3560, de 12/8/89). Por este mesmo ato, promoveu-se a fusão dos Acervos de Arqueologia e Etnologia do Museu Paulista e do Acervo Plínio Ayrosa, do Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas. Nesse processo foram integrados os corpos docentes, técnico e administrativo das instituições. O acervo do MAE, de cerca de 120 mil peças, é composto por coleções de Arqueologia do Mediterrâneo e Médio-Oriente; Arqueologia Americana, com ênfase na Pré-História Brasileira; Etnologia Brasileira e Etnologia Africana. A formação desse acervo deve-se a pesquisas desenvolvidas em sítios arqueológicos; coletas realizadas em campo por várias gerações de etnólogos, desde o final do século passado; ou a diferentes tipos de aquisição, como os intercâmbios com museus italianos, em 1964, que originaram a coleção de Arqueologia Mediterrânica e Médio-Oriental, ou as doações que compuseram o núcleo inicial da coleção de Etnologia Africana.
O MAE estrutura-se em duas grandes áreas: a Divisão Científica, vocacionada para o trabalho científico de Arqueologia e Etnologia, e a Divisão de Difusão Cultural, voltada para pesquisas aplicadas no campo da Museologia e da Educação, além dos projetos de extroversão do conhecimento produzido na Instituição junto ao Serviço Técnico de Musealização. Integra-se à Divisão Científica o Serviço Técnico de Curadoria, composto pelas equipes técnicas de Laboratório de Arqueologia e Etnologia, de Laboratório de Conservação e Restauro e de Documentação Museológica, que desenvolvem atividades técnico-científicas básicas e indispensáveis para a manutenção e gerenciamento do acervo.
O Museu de Arqueologia e Etnologia conta em seu acervo com cerca de 120 mil objetos e imagens referentes à cultura material da América com ênfase ao Brasil, do Mediterrâneo, do Médio Oriente e da África, abarcando uma extensão temporal que vai da Pré-História até nossos dias. São máscaras, amuletos, armas, cerâmicas, pinturas, adornos, vestimentas, utensílios domésticos, instrumentos musicais e de trabalho que, além da vitalidade de sua expressão visual, exigem um esforço contínuo de pesquisa para serem analisados e compreendidos. O conjunto de peças referentes às sociedades indígenas brasileiras é de especial interesse, tanto em virtude de sua heterogeneidade quanto da riqueza expressiva. Assim, a exposição "Formas de Humanidade" é dividida em três setores.

Localiza-se na Cidade Universitária e pode ser visitado das terças aos domingos.