Seguidores

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Museu Paraense Emílio Goeldi - Belém

Emil August Göldi nasceu em Ennetbuhl, distrito de Toggenburg Superior na Cantão de St. Gall na Suíça, em 28.08.1859, e por inúmeras fatalidades acabou sendo o único filho de Johannes Göldi e Margaretha Kunt.
Descendente de família da antiga nobreza germânica exerceu desde muito cedo a função de professor assistente na cidade de Neuveville.
Desejando adquirir mais conhecimentos e ao mesmo tempo aprender o italiano, radicou-se em Nápoles no ano de 1880, frequentando a Universidade e o Instituto Dorhn de Pesquisas Marinhas.
Em 1882 Goeldi foi concluir seus estudos na Universidade de Jena e Leipizig, Alemanha onde teve oportunidade de servir como assistente o célebre zoólogo e evolucionista Ernst Haeckel.
Defendeu doutoramento em 1883 e continuou em Jena trabalhando e estudando a fauna da América do Sul.
Em fins de 1884 a convite do Imperador Pedro II, que sobre ele já tivera informações por ser um consagrado naturalista na Europa, veio para o Brasil para dirigir o Museu Nacional do Rio de Janeiro.
Em 1891 é contratado para reorganizar o Museu Paraense, em Belém do Pará, onde se instala definitivamente em 1895.
O Museu Paraense passa por uma reforma total, onde foram criadas diversas seções científicas, sendo este patrimônio considerado um dos maiores parques zoobotânicos do mundo.
Emilio Goeldi retorna à Europa em 1907, falecendo em Berna em 05.07.1917. Hoje, em sua homenagem o Museu Paraense é denominado Museu Paraense Emilio Goeldi.
O Museu Paraense Emílio Goeldi foi criado em 6 de outubro de 1866, em Belém, no estado do Pará, Brasil, pelo naturalista Domingos Soares Ferreira Penna. Nasceu com a finalidade de ser uma instituição de pesquisa na região Amazônica, com a responsabilidade em formar acervos científicos, documentar e difundir conhecimentos. Suas atividades de difusão científica objetivam disseminar e divulgar os conhecimentos científicos produzidos sobre a Amazônia, e um esforço para fazer do intercâmbio pesquisa-comunidade um eixo importante na contribuição do saber científico para a melhoria da qualidade de vida da população. O museu produz conhecimento científico em diversas áreas, como em Botânica, Zoologia, Antropologia, Arqueologia, Ecologia, Linguística e Ciências da Terra.
O "Museu Goeldi" possui três centros: o Parque Zoobotânico, o Campus de Pesquisa e a Estação Científica Ferreira Penna. A estação científica, de cerca de 30 mil hectares, foi inaugurada em 1992, e está localizada no município de Melgaço, há aproximadamente 200 km a oeste de Belém, na Floresta Nacional de Caxiuanã.
O Museu Paraense Emílio Goeldi é uma instituição de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil. Está localizado na cidade de Belém, Estado do Pará, região amazônica. Desde sua fundação, em 1866, suas atividades concentram-se no estudo científico dos sistemas naturais e socioculturais da Amazônia, bem como na divulgação de conhecimentos e acervos relacionados à região.