Seguidores

domingo, 11 de dezembro de 2011

Museu para Arte Africana - New York


É um dos únicos museus americanos dedicados à arte Africana. Estas galerias foram engenhosamente projetadas pelo arquiteto Maya Lyn, criador do Vietnam Veteran's Memorial de Washington. Valiosas exposições temporárias continuam itinerantes e o museu permanece um notável organizador de exposições e editor de livros dedicados exclusivamente à arte africana, histórica e contemporânea.
Aberto ao público em 1984, o Museu de arte africana é dedicado integralmente às artes e culturas da África e da diáspora africana. Desde então, ele tem se tornado reconhecido internacionalmente como um proeminente organizador de exposições e publicações relacionadas à arte africana histórica e contemporâneo, com programas que são tão diversas quanto o próprio continente.
O Museu foi situado numa casa alugada no Upper East Side em Nova York de 1984 até 1992, ate a mudança para um espaço alugado no bairro de SoHo. Em 2002, o Museu mudou-se para temporariamente para um bairro em Long Island City, Queens, e no final de 2005 fechou sua galeria até desenvolver os planos para as futuras instalações. Em setembro de 2007, o terreno foi limpo para abrigar um novo edifício que permitirá a esperada expansão com capacidade para realizar exposições, programas públicos e iniciativas educacionais.

O Novo Museu para Arte Africana

Projetado pelos célebres arquitetos Robert A.M. Stern, LLP, o novo Museu de arte africana será aberto ao público no segundo semestre de 2012. Ele estará localizado na esquina da Fifth Avenue e East 110th Street, em Nova York, e fará parte do "Museum Mile" de Manhattan.
 O Museu de arte africana, Museum for African Art, ocupará cerca de 90.000 metros quadrados com um projeto de desenvolvido para uso misto. Com espaços para grandes exposições e programações, a nova sede permitirá que a instituição aumente drasticamente o numero de visitantes, propiciando um forte vínculo entre as diversas comunidades culturais da cidade de Nova York e arredores.
Enquanto se prepara para a abertura oficial de seu novo prédio, o Museu continua a desenvolver importantes exposições internacionais e para grandes eventos sempre acompanhadas de publicações acadêmicas. O Museu também apresenta uma ampla programação pública para adultos, famílias e crianças em idade escolar, realizadas por toda a cidade de Nova York.