Seguidores

domingo, 11 de dezembro de 2011

Metropolitan Museum of Art - Nova York

O Metropolitan Museum of Art (Museu Metropolitano de Arte) de Nova Iorque, é o maior museu dos Estados Unidos, possuindo mais de dois milhões de obras de arte, que representam culturas dos últimos cinco milênios. Mesmo ocupando quatro quarteirões inteiros, o museu tem espaço suficiente para mostrar apenas uma pequena parcela de suas obras de arte por vez. Fundado em 20 de fevereiro de 1820, é hoje um dos maiores e mais importantes museus do mundo e abriga uma importante coleção de pintura europeia dos séculos XII-XX e obras da arte antiga (grega, romana, egípcia e assírio-babilónica) e oriental. Estão também expostas nas suas salas pinturas e esculturas de artistas norte-americanos. São muito importantes as secções dedicadas a instrumentos musicais, armas e indumentária. Reunidos no Metropolitan estão cinco mil anos de arte. Obras produzidas desde a antiguidade (na Europa, nas Américas, na África, na Oceania e na Ásia), estão reunidas no acervo.


Departamento de Artes da África, Oceania e das Américas


Embora o Metropolitan Museum of Art houvesse feito entre suas primeiras aquisições um conjunto de antiguidades peruanas em 1882  e recebido como doação um par de relevos de águia mexicanos do artista americano Frederic Church em 1893, até 1969 não houve nenhum compromisso significativo com as artes da África, Oceania, ou das Américas. Foi então que Nelson a. Rockefeller ofereceu toda a coleção de um museu que ele havia fundado em 1954 em sociedade com René Harnoncourt, o Museu de arte primitiva, para o Metropolitan Museum. Com a doação das 3.300 obras de arte, veio também uma biblioteca especializada e uma coleção fotográfica. Criou-se então um departamento separado para o cuidado, estudo e exposição das obras e materiais de estudo no Metropolitan.
Atualmente a coleção do departamento de Artes da África, Oceania e Américas está alojada na ala Michael c. Rockefeller, nomeada em homenagem ao filho do Nelson Rockefeller, que colecionou grande parte dos objetos Asmat da província de Papua (Nova Guiné Ocidental), Indonésia e que estão agora no Museu. Entre os objetos mais espetaculares desta ala são os postes memoriais Asmat gigantes adquiridos por Michael Rockefeller durante uma expedição à Nova Guiné em 1961. A ala de Rockefeller, concebida como imagem espelhada da ala Sackler, foi aberta ao público em fevereiro de 1982, com 40.000 metros quadrados de espaço de exposição no lado sul do Museu.
O componente Africano da coleção desse departamento abrange uma grande área geográfica, que vai do Sul Ocidental do Sudão e do Oriente através da África central e Austral. As obras de arte abrangem desde um refinado Marfim Afro-Português do século XV a figuras de altar Fang de tal forma poderosas que inspiraram artistas como Jacob Epstein e André Derain ao início do século XX e compreendem figuras e esculturas arquitetônicas, máscaras, tronos de lideres, cetros reais, vasos cerimoniais e adornos pessoais. Muitos desses objetos foram criados para reforçar a posição e o prestígio dos líderes regionais, outros para indicar o status coletivo dos iniciados investidos de responsabilidades sociais específicas, e outros ainda para homenagear as forças ancestrais. Apesar de a madeira ser a matéria prima principal, há também objetos feitos de pedra, terracota, ouro, prata e marfim, bem como os tecidos e os trabalhos de miçangas. 
Objetos originários das ilhas do Pacífico (os arquipélagos da Melanésia, Micronésia e Polinésia), Austrália e Ilhas do Sudeste da Ásia constituem o componente oceânico da coleção desse departamento. Abrangendo mais de um terço da superfície da terra a Oceania engloba mais de mil diferentes culturas e uma imensa diversidade de tradições artísticas. Apesar dos primeiros exemplares de arte oceânica, pinturas rupestres dos nativos australianos, sejam datadas de mais de 40.000 anos de idade, a maioria das obras que sobreviveram datam desde o décimo oitavo século indo através do vigésimo. Embora a coleção do Metropolitan seja particularmente forte em esculturas da ilha de Nova Guiné, ambas da região do Rio Sepik e da província de Papua, a oeste, ela também introduz os visitantes ao elegante realismo de escultura da Polinésia e das Ilhas do Sudeste Asiático, para a estética angular, minimalista dos objetos da Micronésia, para imagens surrealistas do além-túmulo dos antepassados da Melanésia e seus espíritos, e para as numerosas abstrações graciosas e vibrantes da arte dos aborígenes australianos.
As obras antigas das Américas, principalmente as do México e do Peru, abrangem um período de 3.500 anos iniciando ao redor de 2000 a. C. e terminando com a chegada dos europeus na América no final do século XV da era cristã. Entre estes objetos pré-colombianos esta a cerâmica olmeca do México do primeiro milênio a.C., ornamentos de orelha feitos de mosaico colorido pelos povos Moche do Peru de cerca de mil anos mais tarde; e uma figura cerimonial de madeira do Caribe de 1500 C.E. O tesouro pré-colombiano de ouro de Jan Mitchell, que abriu a Galeria Sul-americana em 1993, abriga a exposição mais completa de objetos de ouro americanos do mundo. Outros materiais de destaque na coleção compreendem a pedra, prata, jade, têxteis e a arte plumária.
Uma doação recente de particular interesse é a do Senhor e Sra. Klaus G. Perls, com mais de uma centena de obras provenientes da corte do Benin na Nigéria. Datadas do décimo sexto ao século XIX, consistindo em figuras de latão e placas arquitetônicas, presas esculpidas de marfim dos altares, instrumentos musicais, caixas, cetros e ornamentos da corte e pessoais, entre outros objetos. Essas peças importantes da arte real foram expostas junto com as outras obras da corte do Benin, no centro da Galeria Benenson recentemente renovada para abrigar a arte africana. A Galeria Benenson, que abriu ao público no início de 1996, exibe cerca de quatrocentas obras das regiões da África Subsaariana.