Seguidores

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

O Museu do Homem no Palais de Chaillot

Musée de l'Homme é um dos museus mais importantes de antropologia, etnologia, paleontologia e pré-história. Abriga uma das principais coleções relativa a estes assuntos e possui mais de um milhão de objetos no seu acervo.
Herdeiro do Museu Etnográfico do Trocadéro, fundado em 1878, o Museu do Homem foi criado por ocasião da Exposição Universal de 1937, a partir das coleções de gabinetes de curiosidades e do Gabinete Real, cujos acervos vinham sendo reunidos desde o século XVI com itens variados de caráter meramente exótico, mas também antropológico e pré-histórico. Desde então sua coleção vem sendo ampliada constantemente através de aquisições e expedições de pesquisa arqueológica e etnográfica.
O museu, vinculado ao Museu Nacional de História Natural, é dedicado à apresentação de um vasto painel relativo às ciências humanas, com itens que vão da pré-história até a contemporaneidade, passando pelas áreas da antropologia, etnologia, arqueologia, biologia, meio-ambiente, história e geografia, sempre tendo a raça humana, com sua evolução e cultura, como ponto focal.
Atualmente o museu se encontra em uma fase de reorganização, para melhor apresentar suas coleções conjugando estética, arte e ciência. Possui dois espaços principais:
A Galeria de Antropologia, uma das poucas em seu gênero em todo o mundo, apresenta em caráter permanente um acervo que ilustra os conhecimentos atuais sobre a evolução da raça, a sua diversidade biológica e sua demografia, através das exposições Todos parentes, todos diferentes, onde são mostrados para comparação esqueletos pré-históricos, históricos e modernos, entre outros itens, e Seis bilhões de pessoas, detalhando uma série de aspectos demográficos e do ciclo vital do ser humano, e também especulando sobre o futuro da raça.
A Galeria da Pré-História, com a mais rica coleção de fósseis humanos do paleolítico europeu e seus artefatos, com mais de 500 mil itens. Na exposição permanente A Noite dos Tempos são recriadas as grandes etapas da evolução humana, com modelos dos vários hominídeos ancestrais do Homo sapiens até chegar à atual configuração do corpo humano, incluindo fósseis importantes como Lucy, uma Autralopithecus afarensis com cerca de 3,2 milhões de anos de idade.


O Museu do Homem, ou Musée de l'Homme está localizado na Place du Trocadéro 17, na Ala Passy do Palais de Chaillot, Paris.