Seguidores

sábado, 10 de dezembro de 2011

Olowe de Ise

Olowe de Ise (nigeriano nascido por volta de 1875, faleceu por volta de 1938) é considerado pelos historiadores e colecionadores de arte como um dos artistas africanos mais importantes do século XX.
do povo Ioruba.
Olowe nasceu em Efon-Alaiye, uma cidade conhecida como importante centro cultural nas terras iorubanas, mas viveu a maior parte de sua vida na cidade de Ise. 
Trabalhou inicialmente como empregado e mensageiro na corte do rei Arinjale de Ise.
Seu trabalho como mestre entalhador de madeira foi inovador dentro do estilo africano conhecido como oju-ona.     
Há, entretanto controvérsias se sua carreira artística começou como um aprendizado ou surgiu puramente a partir de seu próprio talento natural. Sua fama como escultor parece ter começado em Ise sob o mecenato do Arinjale antes de se espalhar por todo o território iorubano do leste.
Foi convidado a criar artefatos domésticos (tais como portas e postes de varanda) para os palacios reais e por sacerdotes para usar nos seus altares.
Além desses,  objetos pessoais e rituais para as famílias abastadas de Ilesa, Ikere, Akure, Idanre, Ogbagi e outras cidades localizadas num raio 100 quilômetros de Ise.
Entre esses objetos as figuras ibeji para os pais de gêmeos falecidos e bonecas para crianças.
Residiu por quatro anos no Palácio de Ogoga de Ikere, entalhando as magníficas portas e colunas da varanda que agora podem ser vistas nas coleções dos principais museus em Washington, D.C., Chicago, Londres e Munique.
Sua carreira como artista foi celebrada por seus contemporâneos através de poesias de louvor iorubanas conhecidas como orikis. 
Em 1988, quando a última esposa do Olowe, Olowe Oloju-Ifun, foi entrevistada ela recitou um oriki, uma canção de louvor ou atributo do nome, em homenagem a Olowe, "líder de todos os escultores,... mestre entalhador," que compreendia os versos:


Ele foi para o Palácio do Ogoga, 
E passou quatro anos lá.  
Ele estava esculpindo lá.  
Se você visitar o Palácio do Ogoga,
E o de Owo, 
O trabalho do meu marido está lá.  
Ao fazer uma visita a Igede, 
Você vai encontrar trabalho do meu marido lá. 
A mesma coisa em Ukiti,  
Seu trabalho está lá.  
Mencione o nome de Olowe em Ogbaga, 
Em Use também, 
O trabalho do meu marido pode ser encontrado.  
No Palácio do Deji, 
Meu marido trabalhou em Akure.  
Olowe também trabalhou na Ogotun.  
Havia um leão esculpido 
Que foi levado para a Inglaterra.  
Ele fez isso com suas mãos.


Fama internacional 


Em 1924, arte de Olowe foi exibida pela primeira vez no exterior quando o conjunto formado por uma porta e uma coluna pertencentes ao palácio real de Ikere foram selecionadas para compor o pavilhão nigeriano durante a exposição Império britânico em Wembley, Londres.
Em 1998 a. Walker Roslyn organizou uma exposição no Museu nacional de arte africana, da Smithsonian Institution e preparou um catálogo em comemoração a Olowe de Ise: A Yoruba Sculptor to Kings, Um escultor ioruba para reis. A exposição e o catálogo revelaram o prolifico entalhador Olowe conforme indicou o seu oriki, mas também um artista com extraordinária habilidade e imaginação.


Professor John Pemberton III
Amherst College
4 de março de 2004