Seguidores

sábado, 10 de dezembro de 2011

Smithsonian adquire coleção de arte africana - 2005

Museu Nacional de Arte Africana recebe 525 peças ofertadas pela Disney Company

Washington -- O Museu Nacional de Arte Africana da Instituição Smithsonian recebeu uma das coleções de arte tradicional africana mais famosas do mundo -- a Coleção Walt Disney-Tishman. O museu anunciou a oferta a 29 de Setembro num briefing à imprensa em Washington.
A coleção com 525 peças -- uma oferta da Walt Disney World Company, uma sucursal da Walt Disney Company -- inclui os principais estilos de arte africana, representando 75 tribos e 20 países.
A Walt Disney Company tinha exposto a coleção ao público anteriormente através de empréstimos, publicações e exposições especiais. A empresa agora colocou definitivamente a coleção na Smithsonian, segundo um comunicado de imprensa do museu.
"A Walt Disney Company sente-se honrada por poder trabalhar com a Instituição Smithsonian para expor ao mundo esta coleção fenomenal", disse Michael Eisner, diretor geral da Walt Disney Company, conforme citado no comunicado. "Graças ao Museu Nacional de Arte Africana da Smithsonian, artistas extraordinários de tantas épocas representados nesta coleção viverão para sempre através dos seus trabalhos magníficos", disse Eisner.
"Esta é uma oferta incrivelmente generosa da Walt Disney World Company e não podíamos estar mais gratos", disse Lawrence M. Small, secretário da Smithsonian, segundo o comunicado. Sharon Patton, diretora do Museu Nacional de Arte Africana, referiu-se à oferta como "verdadeiramente um marco na história do nosso museu", segundo o comunicado.
"As peças representam a maior e mais diversificada coleção de arte africana oferecida a um museu de arte nos Estados Unidos em cerca de um quarto de século", comentou Patton no briefing à imprensa. "A nossa missão de levar as pessoas a descobrirem, viverem e celebrarem a diversidade da rica arte e cultura africana, na nossa época, avançou significativamente com esta oferta".
A coleção começou no início dos anos 60, quando o promotor imobiliário Paul Tishman e a sua esposa, Ruth, adquiriram as suas primeiras esculturas africanas (uma estatueta em marfim e um capacete de bronze) do reino do Benin na Nigéria. Intrigados com a honestidade e o poder da arte e a sua influência na arte contemporânea ocidental, os Tishman colecionaram objetos de vários estilos, materiais e tipos que representam uma vasta gama de arte tradicional africana.
As peças mais interessantes da coleção são uma trompa de caça (Serra Leoa, sherbro-português), uma máscara de crina (Camarões, tribo bamikele), um bracelete (Nigéria, tribo ioruba), um capacete com máscara (Nigéria, tribo Edo), uma figura gémea com casaco (Nigéria, tribo ioruba), um toucado (Nigéria, região de Calabar) e uma escultura dum funeral (Madagáscar, tribo Bara).
A Disney comprou a coleção aos Thishman em 1984 e deu-lhe o nome de "Coleção de Arte Africana Walt Disney-Thishman". A coleção tem sido usada como inspiração para trabalhos como o musical "Rei Leão" e algumas das suas peças têm sido expostas em museus e instituições culturais em todo o mundo, incluindo o Metropolitan Museum of Art em Nova Iorque e no Louvre em Paris.
"A Coleção de Arte Africana Walt Disney-Tishman contém obras raras e únicas e que não se encontram no mercado atual", disse Patton.
O Museu Nacional de Arte Africana manteve uma longa relação com a coleção desde 1980 e 1981, quando adquiriu seis objetos de Paul Tishman. "Estamos entusiasmados por finalmente, após 20 anos, encontrar o lugar certo para esta grande coleção", disse Eisner no briefing.
"Mais do que nunca, isto realça o papel que a Smithsonian desempenha", disse Small, falando da coleção. "Essencialmente, a Smithsonian oferece à América -- aos americanos -- uma imagem do mundo e oferece ao mundo uma imagem da América", prosseguiu ele. "Isto apenas alarga, eventualmente, as oportunidades que temos de melhorar a experiência dos nossos visitantes. Temos milhões de visitantes que vêm à Smithsonian -- não só de todos os pontos dos Estados Unidos, mas do mundo inteiro, todos os anos".
O museu espera completar a coleção até Fevereiro de 2007, altura em que irá mostrar todas as peças numa exposição intitulada "A coleção Walt Disney-Tishman". Entretanto, algumas peças escolhidas da coleção serão exibidas imediatamente.
O Museu Nacional de Arte Africana da Smithsonian é o único museu nacional nos Estados Unidos dedicado exclusivamente a colecionar, expor, conservar e estudar a arte africana. Através de inúmeros donativos de colecionadores de arte africana, o museu possui a maior coleção pública de arte africana contemporânea nos Estados Unidos -- com mais de 8.500 objetos de arte africana, incluindo a Coleção Walt Disney-Tishman.

30 Setembro 2005

Das 60 peças em exposição, as mais antigas são uma trompa de caça em marfim de Serra Leoa complexamente esculpida no estilo do povo português Sapi, datando entre 1492 a 1516, um saleiro de Marfim feito pelo povo Edo da Nigéria no século XVI; e um bracelete de Marfim feito no século XVI — possivelmente para o rei de Owu, Nigéria — com peças móveis intrincadas de tecnologia avançado para a época sem igual no mundo das artes. A maioria dos outros objetos data do século XIX e início do século XX.
Paul e Ruth Tishman começaram a colecionar arte africana na década de 1960. Sua coleção foi comprada pela Disney Enterprises sendo até então raramente exibida. A exposição do Explorers Hall marca a primeira vez que tantos objetos da coleção Walt Disney-Tishman começou a ser exibida desde uma exposição que aconteceu no Metropolitan Museum of Art, em Nova York em 1981. Philippe de Montebello, o diretor do Metropolitan naquela época frisou que a coleção apresentada era uma das melhores coleções privadas do mundo.

Smithsonian adquire colecção de Arte Africana Mundialmente Famosa
Por Christine Terada
Washington File Staff Writer