Seguidores

sábado, 10 de dezembro de 2011

Museu de arte do Brooklyn em Nova York

O Brooklyn Museum ou Museu do Brooklyn, fundado em 1895 e localizado no Eastern Parkway, em Nova York na subprefeitura de Brooklyn, é o segundo maior museu de arte na cidade de Nova York, e um dos maiores nos Estados Unidos. Atualmente, Arnold L. Lehman é o diretor do museu.
Uma das primeiras instituições de arte no mundo, sua coleção permanente inclui mais de um milhão e meio de objetos, desde obras-primas do Antigo Egito até arte contemporânea e arte de diversas outras culturas.
Situado numa área de 52 mil m², construído em arquitetura Beaux Arts, tem aproximadamente 500 mil usuários por ano. Localizado na área Central de Brooklyn, o museu está à meia hora do centro de Manhattan e cerca de 15 minutos do centro de Brooklyn.
O museu está localizado na Washington Avenue, na subprefeitura do Brooklyn, e é vizinho do Brooklyn Botanic Garden, do Mount Prospect Park, da área central da Brooklyn Public Library, do parqueProspect Park e dos bairros: Prospect Heights, Crown Heights e Flatbush.
Historia
Aberto em 1897, o prédio do Brooklyn Museum é uma estrutura de aço, construído com o padrão da alvenaria clássica, que foi desenvolvido pela famosa empresa de arquitetura McKim, Mead, and White e construído pela Carlin Construction Company. Daniel Chester French, o notável escultor do Lincoln Memorial, foi o escultor das duas figuras alegóricas Brooklyn and Manhattan (esculpidas em 1916, e recolocadas no museu em 1963), e das figuras do frontão.
O Brooklyn Museum mudou seu nome para Brooklyn Museum of Art em 1997. Em 21 de março de 2004, o museu anunciou que o nome iria retornar de novo para seu nome antigo.

Coleções etnográficas

Em 1903, Stewart Culin (1858–1929) fundou o departamento de Etnologia no Museu tornando-se também o curador do Instituto de Artes e Ciências, o atual Brooklyn Museum. Culin, um etnólogo autodidata, construiu as bases para quatro coleções curatoriais do Museu, aquisição de objetos que representam as culturas africanas, asiáticas, nativas das Américas e do Leste Europeu.
Culin foi um dos primeiros curadores a reconhecer a instalação de um museu como uma forma de arte. Ele também foi um dos primeiros a exibir coleções etnológicas como objetos de arte, e não como espécimes etnográficos. Esta abordagem ficou evidenciada em sua exposição Primitive Negro Art, Arte Primitiva do Negro, com ênfase ao Congo belga. A exposição abriu em abril de 1923 e exibindo os objetos africanos que ele havia adquirido na Europa. Culin com seus colegas estabeleceu os parâmetros de representação cultural em museus através de suas decisões nas aquisições e pelas instalações inovadoras. Os termos culturais que ele usou na descrição das obras e exposições tornaram-se padrão durante o seu tempo e suas opiniões e conceitos são evidentes em todo o conjunto.

Stewart Culin Etnógrafo americano (1858 - 1929).