Seguidores

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Cítara de ripa- Lokango Voatavo - Madagascar

Esta é uma forma primitiva de alaúde ou guitarra de Madagáscar.  É constituída por uma cabaça cuia - ou de lata de óleo para ressonância - com uma ripa de madeira pintada de preto anexada a ela. Possui três cordas de arame e três trastes esculpidos na ripa.
O musico toca o instrumento pressionando a cabaça de ressonância contra o peito. Atualmente o Voatavo lokango não é usado com muita frequência . Pode ser encontrado no continente pelo nome de Tzetze ou Zeze, do Suaíli  Dzedzy ou Jejy. Em Madagáscar Ocidental é conhecida pelo nome de Dzédzivoatavo.  Tradicionalmente, cordas são feitas de feitas de vários fios de ráfia trançados, embora mais recentemente, usam-se cordas de aço. Os músicos, chamados mpilalao, apertam as cordas contra os trastes salientes, dedilhando a cítara com o dedo médio da mão oposta. 
A cítara de ripa é usada tradicionalmente para acompanhar o contador de uma história épica.  De acordo com o Museu de Arte e Arqueologia da Universidade de Antananarivo, Madagascar, essas cítaras são tocadas apenas por homens, e ainda assim nem todos podem toca-la.  O conhecimento é passado de pai para filho.  Para que os músicos possam tocar precisarão ter obtido a bênção de seus pais. Além disso, precisam mostrar sinais de maturidade, tal como cabelo branco, porque o Jejy Voatavo é considerado um instrumento difícil e os músicos precisam ter bastante experiência.