Seguidores

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Tambin aka, a flauta Fula - África Ocidental

O Tambin (também conhecido por sereendu, fulannu) é uma flauta diagonal com escala diatônica, sem a embocadura sinuosa, feita a partir cipó oco de formato cônico possuindo três orifícios para os dedos e uma embocadura retangular com duas pequenas asas de cada lado. É considerado o instrumento nacional do povo Fula que vive nos planaltos de Fouta Djalon da Guiné na África Ocidental.
É um instrumento pouco conhecido fora da África Ocidental aonde é reverenciado devido ao profundo efeito que produz em seus ouvintes, levando-os com seus sons e melodias frequentemente às lágrimas penetrando no fundo do ser. Pode ser encontrado quando se viaja pelo interior do país, e o seu som emana das florestas, campos e montanhas como se a música viesse de um espírito.

Uma orquestra

O Fula Flute Ensemble's é um conjunto de vários instrumentos liderado pelo Tambim, a flauta tradicional dos Fulanis.  O solista principal da flauta Fula é Bailo Bah, um mestre do Tambim. A cada respiração sua é soprada com vitalidade bem como suas exalações que se movem no ritmo da música infundindo o seu timbre rico e profundo.
Bailo narra uma lenda sobre o nascimento do Tambim: Um pequeno órfão deixado por conta própria estava brincando com um a mesmo estava brincando com um pedaço de junco. Depois de semanas de experimentar e brincar ele inventou o Tambim. Subiu numa árvore no Fouta Djallon e começou a tocar apaixonadamente. Num determinado instante ele olhou para baixo e viu todos os animais das montanhas ao redor do pé da árvore chorando encantados devido à bela música que saia do Tambim.