Seguidores

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Festival de Evala, Togo

Evala é um rito animista destinado unicamente aos homens no qual se usa a tradicional luta corporal. O rito Akpema é destinado às mulheres. Evala é uma luta tradicional praticada principalmente pelo povo Kabyé do Norte do Togo, na África Ocidental.
Os competidores reúnem-se anualmente num festival seguido por um retiro que irá marcar a passagem para a vida adulta.
Evala é o penúltimo elemento deste rito de iniciação, durante o qual os homens jovens são separados de suas famílias durante uma semana, que residem em cabanas especiais onde eles são alimentados e sujeitos a treinamento mental.
Antes do combate corpo a corpo os participantes saem em peregrinação escalando três montanhas. Aqueles que não concluem esse rito não são iniciados na idade adulta. Embora os combatentes sejam iniciados independentemente de sua vitória ou fracasso, perder é considerado uma desonra para o nome de família. O último destes ritos de iniciação é a circuncisão.

O País Kabye - Norte de Togo

O País Kabye está situado em uma região de difícil acesso cuja capital é Lama-Kara. Os Kabye habitam a região de Kara.
Os Kabye são considerados os melhores camponeses da África por terem sabido transformar uma paisagem montanhosa em outra fértil plena de cultivos.
Vivem comunalmente em casas redondas com tetos cônicos chamados Sakala.
São grandes escultores que praticam a religião animista.
Esta tribo vive nas sukalas, casas de curiosa forma ovalada.
A uns 15 quilômetros ao noroeste encontra-se Sarakawa, famosa pelo monumento a Eyadéma.
Para o nordeste situa-se o Monte Kabyé, um região de grande altitude onde poderá visitar o povoado de Landa, cujo artesanato feminino tem grande reputação.