Seguidores

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Festivais culturais no Emirado de Katsina, Nigeria

Festival Sallah, Festival Jaci e Festival Kallon-Kuwa.
Festival Sallah

A palavra 'Sallah' tem origem na palavra árabe 'Salat', que significa a oração.A palavra 'Sallah' tem origem na palavra árabe 'Salat', que significa a oração. Mas também é usada pelos Hauçás para referir-se as festas que ocorrem durante o Eid el fitr e Eid-el Kabir que compreende um colorido Durbar popularmente chamado de "Sallah do Hawan". O Durbar é liderado pelo Emir e destina a expressar alegria e felicidade no dia de Sallah e entreter as pessoas com a herança histórica e cultural do povo de Katsina. Além disso, é considerado como um sinal de lealdade e uma homenagem para com os chefes de distrito e para o Emir. O Durbar também serve para unir o povo, aproxima-los dos governantes e dar-lhes oportunidade de ouvir as declarações políticas em primeira mão. De acordo com tradições históricas, Ummarun Dallaje o primeiro Fulani Emir de Katsina, que reinou de 1807 a 1835 introduziu do Hawan Sallah.

Festival Jaci

A pesca é uma das principais ocupações do povo Hauçá. É praticada desde tempos imemoriais principalmente pelos povos que vivem ao longo das margens dos rios, lagos e grandes rios.  Jaci é uma pequena aldeia nas regiões do Estado Mani ao longo de uma importante via navegável popularmente conhecida como 'Fadamar Jaci'.  O falecido Muhammadu Dikko, Emir de Katsina, foi quem criou o festival Jaci de pesca por volta de 1905, quando era o chefe distrital de Mani. Ele desenvolvera o interesse por esse local devido ao seu gosto pela pesca e caça que costumava praticar anualmente durante a estação das secas.  Após sua morte, seu sucessor Alhaji Usman Nagogo (1944 – 1981) deu continuidade a tradição iniciada por seu pai. Ele continuou visitando anualmente o local para pescar e a caçar em companhia dos funcionários coloniais britânicos residentes em Katsina. Nesse período os pescadores de diferentes partes da província de Katsina e da vizinha República de Níger reuniam-se anualmente no local. Com a morte de Sir Alhaji Usman Nagogo o festival é foi interrompido por um período até ser revivido no ano 2000.


Festival Kallon Kuwa

É um festival cultural para a juventude que acontece após a colheita. A palavra é derivada de 'Kallon Kowa', que significa literalmente 'vista para todos'. A palavra foi alterada para Kallon Kuwa provavelmente devido a uma pronúncia mais correta ou conveniente, fenômeno que ocorre tanto no hauçá como em outras línguas. O objetivo principal de Kallon kuwa é o de expressar a alegria pela colheita bem-sucedida e para comemorar a vinda do "Kaká", um momento de prosperidade, de alimentos abundantes enriquecimento económico e atividades sociais. Por todos esses motivos a festa é concebida para proporcionar lazer, entretenimento e a promoção das tradições culturais, após um longo período de agricultura. O festival também propicia uma oportunidade para que os jovens a escolham seus parceiros para casar.
O Kalankuwa em Katsina como é conhecido na atualidade deve ter começado por volta de 1935. Ocorre anualmente em aldeias como Shinkafi, Dankanjiba, Dutsen Safe, Rimin Guza, etc. Uma das atividades mais importantes durante a fase inicial de Kalankuwa é um tipo de drama em que a juventude imita a forma tradicional de autoridade dos hauçás, que enfatizam o papel do Sarki (rei) como o chefe político da comunidade, bem como o guardião da cultura popular. Durante o Kalankuwa há também a apresentação de lutas tradicionais, box, cantos e danças.