Seguidores

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Festival do Inhame Novo - Nigeria e Gana

O Festival do inhame novo é realizado no início de agosto, no final da estação chuvosa. É uma festa popular em Gana e na Nigéria. O Festival é conhecido pelo nome desse o alimento, o mais comum em vários países africanos. O inhame é a primeira colheita do ano. O povo oferece esse tubérculo para homenagear seus deuses e ancestrais antes de distribuí-lo aos aldeões. Esta é a sua maneira de agradecer aos espíritos.

Iwa Ji ou Iri Ji, Festival do Inhame Novo - Nigéria e Gana

A festa do primeiro inhame é um evento anual que acontece nas comunidades do oeste africano nos meses de agosto e setembro.
Esse dia simboliza a conclusão de um ciclo de trabalho e o começo de um novo. Ai são reverenciados os deuses da colheita.
A festa é aberta a todos, não apenas para os agricultores, mas também aos amigos.
O ritual de comer o primeiro inhame é marcado por uma variedade de festividades.
Na noite anterior ao festival, as pessoas se desfazem dos os inhames que sobraram do ano anterior, para que o novo ano comece com sabor e alimentos frescos.
Antes que o festival comece, os inhames são oferecidos primeiramente aos deuses e ancestrais.
O ritual é celebrado tanto pelo ancião da comunidade como pelo rei.
Ele tem o privilegio de comer os primeiros inhames devido a sua posição de intermediários entre os homens e os deuses.
Os rituais que envolvem essa festividade servem para expressar o agrado da comunidade para os deuses que propiciaram uma colheita abundante.
Em Gana essa festa é conhecida por "Homowo", ou seja, espantar a fome.
Na Nigéria, e também no oeste africano, "Iriji" significa inhames novos, a esperança de colheitas abundantes.
Entre os Ibos cultua-se o deus Ifejioku, cuja importância é fundamental para o povo, pois Ele garante a abundância nas colheitas.
Assim que se colhem os novos inhames há uma festa, onde ocorrem possessões coletivas lideradas pelo grupo de anciões da região.
É um momento esperado durante todo o ano, em que os espíritos vêm para abençoar.
Os fetiches de proteção são louvados em cada roçado, onde se dá a lavagem do primeiro inhame colhido, com o intuito de obter proteção.
O Iriji é comemorado principalmente pelos Ibos, mas outras comunidades também celebram a sua maneira, todos incluem tambores e danças.