Seguidores

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Festival do tecido Kente em Kpetoe, Ghana

Esse festival originou-se em 1966 através de uma cerimônia de purificação das ferramentas de tecelagem. A primeira vez que o festival obteve repercussão nacional foi em 1995. Em seguida, recebeu a atenção da UNESCO, que tem ajudado a promover esse evento desde 2005. São vários eventos acontecendo durante toda a semana do festival, que tem lugar para promover a tradição da tecelagem Kentê e também a ajudar a aumentar a renda dos moradores, principalmente dos tecelões.

O tecido Kente

O Kente é produzido pelas etnias Axanti e Ewê de Gana. Ja foi um tecido usado exclusivamente por reis. O material básico para a sua produção é o algodão que vem do norte de Gana ou a seda. Como não havia criação de bicho-da-seda no país no século XVII os ashantis costumavam importar tecidos de seda para desfaze-los e usar os seus fios na produção dos Kentês.
A presença desses tecidos conhecido está bem presente na cultura do país, sendo facilmente reconhecidos por suas cores e por seu simbolismo. São produzidos em teares estreitos por mãos habilidosas, e os principais centros de tecelagem situam-se ao redor da cidade de Kumasi. Bonwire é conhecida como a terra do Kentê, embora algumas áreas na região do rio Volta também reclamam o título.
Ali se encontram vários tecelões que produzem longas peças de Kentê. Estas peças são constituídas por tiras que são costuradas juntas para formarem os grandes panos usados nos trajes e nos turbantes dos ganeses (especialmente os chefes) e são comprados pelos turistas em Accra e Kumasi.

Kpetoe

Kpetoe é uma cidade de fronteira, convenientemente localizada a 25 km a leste de Ho. Conhecida por ser a capital do recém-criado distrito de Anyiobe de Adaklu, também conhecida em toda Gana pela a qualidade de seu pano Kentê. Sua loja conhecida loja de tecidos Desiadenyo tem recebido um grande numero de visitantes ao longo dos anos interessados em comprar o famoso pano. Desde 1995, Kpetoe tem sido a sede do Festival Nacional do Kentê. Em 2005, o festival ganhou o reconhecimento da UNESCO e da NCRC além de receber o prêmio de Festival do Ano na região do Volta.