Seguidores

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

O Festival Tuaregue de Aïr em Iferouane - Níger

Iferouane, o importante oásis da região das montanhas Aïr, é um lugar de rara beleza e torna-se especialmente animado no final de Dezembro. É um período em que os Tuaregues dessa região se encontram para exibir orgulhosamente a sua cultura através da música, dança e da agilidade nas várias competições de equitação com camelos saboreando quaisquer oportunidades para treinar a montaria nesses animais.O festival de Aïr ocorre de 27 a 29 de Dezembro quando as populações tuaregues se reúnem em Iferouane para um festival excepcional.
O festival existe desde 2001 e é sem dúvida a melhor oportunidade obter uma visão geral das riquezas culturais do Níger Saariano.
De Aderbissanat até Fares, delegações de cantores, poetas, participantes das competições de uso do véu, vem todos para Iferouane. Nesse festival há competições de ajaezamento, de adestramento de camelos, corridas, concursos de poesia, de misses, concursos de danças Tindé, de Imzad, de penteados e roupas tradicionais, etc.
Durante três dias a principal concentração dos jovens da cidade de Iferouane vive ao ritmo das músicas e danças do maciço de Aïr. Além do palanque aonde ocorrem os eventos, os visitante aproveitam para visitar as diversas barracas de feira e fazer suas compras: frutas cítricas e uvas de Timia, queijos de pastores, igos de couro, joias de prata, roupas e toalhas bordadas.