Seguidores

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Festival Durbar em Kano e Katsina, Nigéria

Durbar, o grandioso desfile tradicional de cavaleiros das várias regiões do emirado de Katsina monta cavalaria para expor a equitação e homenagear o Emir durante o Sallah (festa islâmica) e nas ocasiões especiais. Esta comemoração realiza-se, por vezes, para homenagear a visita de importantes chefes. Esta procissão colorida e cheia de pompa e esplendor é liderada pelo Emir. A festividade compreende as competições entre a cavalaria real, lutadores e a apresentação de cantores de louvor acompanhados por percussionistas e trompetistas. O evento retrata as glórias passadas do emirado antes a influência da cultura ocidental.

Celebração do dia de Sallah em Katsina

O Durbar tornou-se um festival celebrado em honra dos Chefes de Estado em visita à Nigéria e a conclusão de dois grandes festivais muçulmanos, o Id el Fitri (comemorando o final do mês sagrado do Ramadã) e o Id el Kabir (comemorando a passagem na qual o profeta Ibrahim que sacrificou um carneiro ao invés de seu filho). Entre todos os festivais de Durbar que acontecem na atualidade, o de Katsina é o mais pomposo.
O dia de Sallah, ou Id el Kabir, começa com as orações na parte de fora da cidade, seguidas de procissões de cavaleiros até a praça pública defronte ao palácio do Emir, onde cada grupo seja de cidadãos de um vilarejo vila, distrito ou de nobreza tomam o seu devido lugar. O último a chegar é o Emir com a sua esplêndida comitiva. Eles ocupam o lugar de honra na frente do palácio onde recebem as homenagens de seus súditos, o jahi.
O festival tem inicio com a entrada de cada grupo percorrendo a praça em pleno galope, com suas espadas brilhando ao sol. Eles passam apenas alguns metros de distância do Emir e, em seguida, param abruptamente para saudar-lhe com suas espadas em riste. Os últimos e mais ferozes dentre todos são os cavaleiros da guarda do Emir domésticos e o seu regimento, o Dogari. Após as celebrações, o Emir e seus chefes retiram-se para o palácio para desfrutar outros entretenimentos. Ali os percussionistas, dançarinos e cantores, acompanhados por pequenas bandas compostas por Fulanis que realizam o shadi, uma fascinante apresentação que complementa essa grande fanfarra.